Somos uma Escola Católica Dehoniana.
Escola
Uma Escola que deseja promover um ensino de qualidade, onde cada um tem oportunidade de afirmar-se, valorizar-se e de pôr a render todas as suas capacidades humanas, pessoais e sociais, quer a nível intelectual, físico, espiritual e artístico, e desenvolver o Homem Todo e Todo o Homem. Defende um ensino personificante, onde cada um tem um nome e uma relação dignificante, onde a disciplina é uma realidade e a segurança uma constante.
Escola Católica
Uma Escola Católica que educa para a Eternidade. À luz dos princípios e valores de inspiração cristã, deseja formar as consciências para assumirem o protagonismo da sua vida numa sociedade onde alguns desses valores são postos em causa. Fazer uma síntese entre Cultura e Fé, Fé e Vida, através de uma formação equilibrada, humana, curricular e católica.
Escola Católica Dehoniana
Como Escola Católica Dehoniana, pretende descobrir o Deus do Amor e viver no Amor de Deus. Como o Pe. Dehon, sonhamos formar homens e mulheres, para que, à luz do Evangelho, se empenhem na construção de um mundo novo. Um mundo com coração, à imagem e semelhança do Coração de Jesus.
A nossa história
Breve resenha das datas relevantes:
1957: Fundação do Colégio na Quinta Favilla – Avenida do Infante, no Funchal. O seu objetivo era prestar à população madeirense um serviço de educação escolar inspirado e orientado pelos princípios da Escola Católica.
1958: Mudança para a nova sede do Colégio no Grande Hotel Belmonte, na freguesia do Monte.
1961: Atribuição do Alvará com o nº 1635.
1970: Introdução do regime de coeducação (masculino e feminino).
1974: Encerramento do Internato, em 1974, passando a funcionar nas modalidades de Externato e Semi-internato.
1978: Atribuição do paralelismo pedagógico e goza do título de utilidade pública (Decreto Regional nº 27/78/M, de 3 de Julho de 1979).
1981: Opção por um Contrato de Associação, entre o Governo Regional da Madeira e o Colégio Infante, vinculou este último à zona escolar do Monte.
1995: Declaração do Edifício Antigo do Colégio Infante D. Henrique como bem do Património Cultural edificado na Região Autónoma da Madeira.
2000: Opção por um novo modelo de gestão em que na Direção do Colégio são integrados dois professores.
2003: Introdução do Regime de Escola a Tempo Inteiro.
2006: Abertura do Pré-Escolar (crianças de 5 anos).
2015: Alargamento do Pré-Escolar a crianças de 4 anos.