Visita à Quinta Vigia

  No pretérito dia 2 de junho, os alunos das turmas dos 1.º, 2.º e 3.º anos realizaram uma visita de estudo/passeio pela Quinta Vigia, a residência oficial do Presidente do Governo Regional da Madeira, na cidade do Funchal.

  Ao longo da manhã de sol a prometer verão à porta, esta jornada teve o seu início com uma especial visita guiada na capela da quinta, a Capela de Nossa Senhora das Angústias, edificada durante o século XVII pelo sargento-mor do Funchal: Diogo da Costa do Quintal e pela sua mulher D. Mécia de Vasconcelos. Este pequeno templo religioso, que alberga um conjunto de peças de grande interesse artístico, destaca-se também pelos seus painéis de azulejos alusivos às “Fábulas de la Fontaine” e pelas suas telas nas paredes laterais dedicadas à Virgem Maria.

Posteriormente, os alunos puderam apreciar os belos e magníficos jardins desta quinta, que possuem uma vasta coleção botânica, atmosfera pacífica e vistas panorâmicas sobre o porto e a baía da cidade. Para terminar esta visita única, as turmas foram gentilmente presenteadas com um delicioso lanche.

 Antes de rumar à escola, sobrou ainda tempo para um piquenique recheado de brincadeiras livres no Parque de Santa Catarina. Num ambiente de convívio e alegria, as crianças partilharam os seus lanches e desfrutaram de momentos lúdicos ao ar livre. No parque infantil deste espaço verdejante da capital, houve diversão, socialização e contacto com a natureza.

 E assim conheceram um pouco da história deste emblemático local, que ao longo dos séculos acolheu diversas personalidades ilustres. Foi um dia diferente, repleto de descobertas, aprendizagem e convívio, que ficará certamente na memória de todos os participantes.

Scroll to Top