PROJETO SUPER QUINAS

A Hora dos SuperQuinas

A literacia motora e desportiva dos cidadãos é um dos fatores nucleares das sociedades ativas e prósperas. Essa competência é resultante de políticas e programas educativos e desportivos que têm o seu início em idades pré-escolares, mantêm-se nos anos subsequentes e que são efetivos no desenvolvimento de aptidões, habilidades, valores e comportamentos.

Apesar dessa constatação, diversas organizações médico-científicas internacionais salientam que no mundo inteiro mais de 50% das pessoas apresenta um estilo de vida sedentário. É também estimado que, em todo o mundo, mais de 80% das crianças não revelam níveis de atividade física que se consideram benéficos para um crescimento e desenvolvimento saudável e que apenas 40% dessas crianças têm uma competência motora satisfatória.

Face a este quadro alarmante de resultados, as referidas organizações têm vindo a salientar a necessidade urgente de serem criados e implementados programas que sejam eficazes na inversão desta realidade em diferentes contextos de prática.

A escola é indiscutivelmente um local privilegiado para o ensino, incentivo e desenvolvimento de valores e comportamentos e foi nesse contexto que nasceu a “A Hora dos SuperQuinas”. Este programa, que decorrerá nas atividades não letivas e de enriquecimento curricular das escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, pretende promover nas crianças a aquisição de estilos de vida ativos e a melhoria da literacia motora através da participação em atividades físicas e desportivas que lhes proporcionem experiências e brincadeiras significativas, positivas, prazerosas e muito divertidas.

Para que tal propósito seja concretizado e no sentido de coadjuvar os professores de educação física intervenientes neste programa, foi criado este manual digital que pretende orientar e simplificar o processo didático-pedagógico inerente aos objetivos acima delineados. Este manual é constituído por tarefas e jogos, organizados pelos conteúdos que se pretendem abordar neste ciclo de ensino (isto é, perícias e manipulações; deslocamentos e equilíbrios; jogos).

A forma de utilização deste manual evidencia duas possibilidades: a primeira disponibiliza 36 sessões para os 1.º e 2.º anos e 36 sessões para os 3.º e 4.º anos; a segunda permite ao professor a criação da sessão em função dos seus interesses, das competências e/ou debilidades dos seus alunos e das condições estruturais existentes. O manual concede ainda ao professor, a possibilidade de escolher os conteúdos que pretende lecionar e, em consequência, as tarefas ou os jogos que mais se adequam ao ensino desses conteúdos e a parte da sessão em que os deseja inserir.

Eis, em suma, o manual do programa “A Hora dos SuperQuinas” que esperamos se torne, para os professores de educação física, uma ferramenta útil no seu dia a dia e capaz de contribuir para a construção de sessões que sejam marcantes e inesquecíveis para as nossas crianças e potenciadoras da aquisição de uma literacia física e desportiva duradoura.

A Hora dos Super Quinas

Este projeto visa desenvolver as competências motoras das crianças do 1.º ciclo, nomeadamente através de uma oferta de atividade física e desportiva, durante uma hora semanal, nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), promovendo o exercício físico e o desporto como elementos fundamentais para um estilo de vida saudável e sensibilizando para temas-chave como a nutrição e o sono.

Neste âmbito, é facultada formação aos mentores das AEC por parte da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e oferecidos a cada escola kits compostos por bolas multiatividade, bolas de ténis, arcos, cordas, coletes e cones. É também disponibilizado um manual digital a partir do qual os mentores das AEC podem escolher a forma como vão dinamizar o projeto ao longo do ano letivo: dinamizar as sessões propostas pela FPF ou criar as próprias sessões através de uma ferramenta desenvolvida especificamente para o efeito.

Objetivos

Desenvolver as competências motoras das crianças do 1.º ciclo do ensino básico

Público-Alvo

Alunos das AEC do 1.º ciclo do ensino básico

Calendarização

Ao longo do ano letivo

Responsável do projeto: Bruno Martins