História

Percurso evolutivo do Serviço Técnico de Educação para a Deficiência Auditiva/ Criação de Escola Básica de 1º Ciclo com Pré-Escola Prof. Eleutério de Aguiar.

1965 - Criação do Instituto de Surdos do Funchal (1ª escola de ensino de surdos na Madeira), pela mão do Prof. Eleutério de Aguiar e Profa. Dina Gomes, em um prédio localizado na Rua Dr. Sidónio Pais, no Funchal.

A criação dessa Escola deriva de um levantamento e triagem da deficiência auditiva realizado entre 1963 e 1965 por uma equipe composta por esses 2 professores, 1 médico pediatra e 1 médico otorrino, com a colaboração de outros órgãos locais (saúde, educação, igreja, prefeitura , junta geral).

1972 – O Instituto se fixa no prédio atual, situado à Rua Dr.
com estreita colaboração do Hospital de Santa Maria, Lisboa e com Centro de Audiofonologia de Alhos Vedros.

1984 – Criação do Serviço Técnico de Educação de Deficientes Auditivos (STEDA), uma vez que a então Diretoria Regional de Educação Especial deixa de fazer parte da Secretaria Regional de Assuntos Sociais e passa para a Secretaria Regional de Educação.

2002 – O Conselho de Governo decide dar o nome do Instituto de Surdos do Funchal ao Prof. Eleutério Gomes de Aguiar, passando então a se chamar Instituto de Surdos do Funchal Prof. Eleutério Gomes de Aguiar.

2008 – Com a publicação do Decreto-Lei n.º 3/2008 o Serviço Técnico de Educação para a Deficiência Auditiva avança com um projeto piloto da criação da Escola de referência para a educação bilingue de alunos surdos. Surge então a Escola Básica de 1º Ciclo com Pré-Escola Prof. Eleutério de Aguiar lotada no Serviço Técnico de Educação para Deficiência Auditiva.
Scroll to Top