
Morada principal: Estrada Municipal D. João V nº 53, Poiso, 9240-218 São Vicente
Contatos:
- Edifício da Vila: telefone número 291 146 054
- Edifício da Creche: telefone número 291 146 055
- Edifício dos Lameiros: telefone número 291 146 056
- Edifício de Ponta Delgada: telefone número 291 146 057
- Edifício de Boaventura: telefone número 291 146 058
- Email geral: eb1pecsaovicente@edu.madeira.gov.pt
Caraterização:
Funcionamento: A Escola abrange cinco edifícios os quais situam-se nas três freguesias do concelho de São Vicente funcionando separadamente a Creche, Pré-Escolar e 1º ciclo.
Meio: Deriva o seu nome de uma lenda do Santo São Vicente, que apareceu na Foz da Ribeira, junto à ponte, conhecida por Capela do Calhau ou do Santo. O concelho de São Vicente engloba, no seu perímetro, as Freguesias de São Vicente, Ponta Delgada e Boaventura. Esta situação é resultante das mudanças operadas no séc. XIX, na estrutura municipal da Ilha. Em 1744, com a criação da nova Vila e sede do concelho em São Vicente, os lugares do Porto Moniz, Seixal, Ponta Delgada, Boaventura, Arco e São Jorge estiveram sob a sua alçada. A reestruturação levada a cabo em 1835 conduziu ao aparecimento de dois novos municípios (Santana e Porto Moniz), por isso, São Vicente ficou reduzido na sua área. Mas isto durou pouco. Com os decretos de 10 de dezembro de 1867 e 18 de novembro de 1895, o concelho regressou à extensão inicial. Depois, a partir de 1898, com o restabelecimento dos municípios extintos, ele retornou à atual área. Com a área de 78,70 Km2, é um dos mais extensos e antigos concelhos da Região Autónoma da Madeira.
Localização: Na freguesia de São Vicente, essencialmente serrana, o núcleo da vila, com o mesmo nome, situa-se em terras baixas no interior de um vale rodeado de paredes rochosas. A freguesia de Ponta Delgada está localizada a cerca de 6 quilómetros da sede do concelho de São Vicente, enquanto a freguesia de Boaventura dista 9,5 km da sede do concelho e confina com as freguesias do Arco de São Jorge, Ponta Delgada, São Vicente e Curral das Freiras (segundo a página oficial da Câmara Municipal de São Vicente).
Acrescenta-se que o concelho de São Vicente composto pelas três freguesias em epígrafe foi considerado a capital da Laurissilva.
Encarregados de educação/ Pais: De forma global e resumidamente, podemos afirmar que grande parte das famílias pertencem a um nível socioeconómico médio. Os encarregados de educação são maioritariamente de nacionalidade portuguesa, contudo nos últimos anos tem havido um aumento de encarregados de educação de várias nacionalidades. Em relação aos grupos profissionais não há muita discrepância entre os pais e as mães, dividem-se entre o setor secundário e terciário. Relativamente às habilitações literárias dos encarregados de educação, ela encontra-se visivelmente diferenciada, ao que aos diferentes elementos que a compõem diz respeito. Assim em relação aos pais, a formação divide-se entre o 3º ciclo e o ensino secundário, relativamente às mães constata-se que esta se encontra dividida entre o ensino secundário e licenciatura.
Recursos humanos:
– Docentes de Educação de Infância;
– Docentes do 1º Ciclo;
– Docentes Especializadas;
– Técnicos Superiores na Área da Animação Sociocultural de Bibliotecas Escolares;
– Técnicos Superiores Especializados;
– Assistentes operacionais;
– Assistentes técnicas;
– Técnicas de Apoio à Infância.
Oferta Educativa-Creche, Pré-Escolar e 1º ciclo
– Atividades Curriculares;
– Atividades de Enriquecimento;
– Apoio Pedagógico Especializado;
– Apoio à Língua Não Materna;
– Clubes ( Emoções; Escrita Criativa; Leitura; Matemática; Música; Desporto e Trabalhos Manuais).
– Baú de Leitura.