
A construção da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre, iniciou-se em 1992 tendo sido inaugurada no dia 5 de Outubro de 1993. A Escola situa-se na Rua de Santa Cecília, número 2 e é constituída por três edifícios.
A Escola foi concebida, inicialmente, para funcionar com 600 alunos, de forma permanente. Contudo, com o passar dos anos e por diversas razões o seu número tem diminuído consideravelmente.
Durante o regime diurno, a escola funciona com alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino regular. No regime noturno, a escola é frequentada por alunos dos Cursos de Educação e Formação (Cursos EFA), compostos essencialmente por um público adulto.
Legenda da figura:
1 – Bloco de Serviços – composto por salas de aula, oficina, cozinha, refeitório, sala de convívio, bar dos alunos, gabinete da acção social escolar, papelaria, sala de funcionários, arrecadações e instalações sanitárias.
2 – Bloco Central – composto por salas de aula, laboratórios, gabinetes, biblioteca, sala de sessões, reprografia, secretaria, sala de diretores de turma, sala de professores e bar, gabinete do conselho executivo, arrecadações, PBX e instalações sanitárias.
3 – Pavilhões Gimnodesportivos – a escola utiliza dois pavilhões gimnodesportivos: O Pavilhão Gimnodesportivo de Câmara de Lobos situado ao lado do bloco principal, cuja rentabilização é efetuada no período normal de aulas (das 8 h às 18h:10m); O Pavilhão Gimnodesportivo do Centro Social e Desportivo de Câmara de Lobos situado no outro lado da rua, em frente à escola, cuja rentabilização é restrita a dois períodos de tempo ao longo do dia. É de referir que os espaços desportivos existentes ainda são insuficientes para o elevado número de turmas quer para a lecionação das aulas quer para o desenvolvimento do projeto do Desporto Escolar.
Os Espaços Envolventes – os espaços envolventes compreendem toda a área utilizada pelos alunos nos seus tempos livres e manifestam-se exíguos para o elevado número de alunos que a escola comporta. O Parque de Estacionamento encontra-se bem conservado embora insuficiente para o número de utilizadores.