Quinta Pedagógica – Visita Técnica
Recentemente, a Quinta Pedagógica da nossa escola teve o prazer de receber uma visita técnica por parte dos Serviços de Desenvolvimento Agronómico da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Secretaria Regional de Agricultura, Pescas e Ambiente).
Assim, a Engenheira Márcia Melim, acompanhada pelos técnicos do Campo Experimental do Farrobo, visitaram a horta da escola, onde foi possível trocar opiniões, conhecimentos e conselhos para um melhor aproveitamento do solo e maior rentabilidade das plantas ali existentes.
A coordenação da Quinta Pedagógica agradece todo o apoio prestado pelos técnicos envolvidos. O Sr. Élvio Oliveira (jardineiro da escola e colaborador da quinta) acompanhou a visita, registando os conselhos transmitidos pela Sr.ª Engenheira.
Houve, ainda, tempo para uma visita ao Pomar do Liceu – espaço que se encontrava abandonado e os alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural – 3º ano, plantaram cerca de 50 árvores de fruto (cedidos pela Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural).
Concurso de “Presépios da nossa Reserva da Biosfera”
No âmbito da disciplina de Geografia, a nossa escola esteve representada no referido concurso, apresentando 12 trabalhos.
Destacamos a participação de 8 alunos da turma do curso profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural – 1º ano: Clara Dias; Enzo Ceranto; Joana Oliveira; Luís Silva; Maria Mendonça; Maria Leonor; Martim Lopes e Tomás Câmara.
Na turma do curso profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural – 3º ano, participaram os alunos: Beatriz Melim; Leonor Abreu e Marta Conceição – destacamos o trabalho da aluna Beatriz Melim, a quem foi atribuída uma Menção Honrosa (e um prémio). A aluna Nina Ornelas também elaborou um presépio, não sendo possível incluir no concurso (o trabalho foi avaliado e ficou exposto na escola).
Destacamos, ainda, o presépio elaborado pelo aluno Rodrigo Rodrigues (10ºCT), que ficou em 2º lugar. O Rodrigo agradece o apoio prestado pela aluna Ema Agostinho e pela D. Lubélia (Bibliotecária da nossa escola).
A terminar, agradecemos o convite por parte da coordenação da Reserva da Biosfera na Ilha do Porto Santo, ficando a promessa da nossa participação no próximo ano, com mais trabalhos e com melhor qualidade.
Visita de estudo à “Casa Colombo – Museu do Porto Santo e dos Descobrimentos Portugueses”
No âmbito da disciplina de Estudo do Meio e História Local de Porto Santo, os alunos do 3.º ano, do 1.º Ciclo, realizaram uma visita de estudo ao Casa Colombo – Museu do Porto Santo e dos Descobrimentos Portugueses. Esta iniciativa proporcionou uma experiência enriquecedora, complementando os conhecimentos adquiridos em sala de aula com uma componente lúdica e interativa. Sob a orientação do serviço educativo do Museu, a cargo da professora Luísa Spínola, os alunos exploraram a história de Cristóvão Colombo e ficaram entusiasmados com as atividades promovidas no museu, tornando a aprendizagem ainda mais envolvente e significativa. Até aprendemos a manusear um astrolábio.
A coordenação do ciclo agradece a hospitalidade, de toda a equipa do Museu, na receção aos nossos alunos e docentes..
Dia de Santo Amaro e de cumprir a tradição
Todos os anos, para assinalar o dia de Santo Amaro, os docentes e alunos do 1.º Ciclo, Pré-Escolar e membros do Conselho Executivo, no dia 15 de janeiro, a convite das várias instituições locais, (Fundação de N.ª Sr.ª da Piedade, Câmara Municipal, Governo Regional, Junta de Freguesia), entoam cânticos e desejam bom ano a toda a sociedade, no centro da cidade. Todos fomos muito bem recebidos pelos responsáveis de todas as instituições em dia de “varrer os armários” e foi uma tarde bonita, com bom tempo a acompanhar.
Atividades de encerramento do 1.º período
No âmbito das atividades de encerramento do 1.º período, a aluna Maria Vilar, do 11.º ano, do Curso de Artes Visuais, dinamizou a atividade, “Desenhar com papel: Quilling”, promovida pelo projeto IncluArte na Escola. Com esta atividade pretendeu-se explorar criativamente as possibilidades expressivas do material e das técnicas de expressão plástica, desenvolver o trabalho cooperativo, eliminar as barreiras à aprendizagem e à participação dos alunos.
O projeto IncluArte na Escola encontra-se ao dispor dos alunos, dos 2.º e 3.º ciclos e secundário, à quarta-feira, das 15:20 às 16:50, na sala 3.
ATIVIDADES DE ENCERRAMENTO DO 1.º PERÍODO
A convite da Câmara Municipal do Porto Santo, os alunos do 1.º Ciclo, participaram na Festa de Natal, onde apresentaram à comunidade diversas canções de Natal, ensaiadas pela docente Nazaré Cunha, apoiados pelos respetivos docentes titulares. Assistiram ainda à atuação dos alunos do Externato de N.ª Sra. da Conceição e no final, divertiram-se com uma apresentação teatral. Antes de regressarem à Escola ou a casa, todos os alunos foram brindados com uma recordação de Natal. A toda a comunidade educativa, desejo a todos umas Boas Festas, que a magia do Natal aqueça os nossos corações e que o Ano Novo seja repleto de conquistas.
Natal em Segurança
Os alunos do 1.º Ciclo acolheram a ação de sensibilização promovida pelo Gabinete de Proteção Civil da Câmara Municipal do Porto Santo, a propósito da época que se avizinha. Artur Oliveira destacou os cuidados a ter em casa, em especial, com as luzes de Natal, entre muito outros conselhos importantes para evitar situações problemáticas nas nossas casas. Uma ação extremamente pertinente que se agradece.
ALUNOS DO 1.º CICLO ENVIAM CARTA PARA AO PAI NATAL
Porque acreditamos na magia do Natal convidamos todas as nossas crianças a redigir uma simples e curta carta ao Pai Natal, no Pólo Norte, por vários motivos:
Para aprender sobre a escrita e a correspondência (Ao escreverem uma carta, as crianças têm de pensar sobre o que querem dizer e como o querem dizer e têm, ainda, de aprender a escrever corretamente o endereço do Pai Natal, em especial no 1.º Ciclo);
Para expressar os seus desejos para o Natal (ao escrever uma carta ao Pai Natal, as crianças têm a oportunidade de expressar os seus desejos de forma clara e concisa);
Por último, para participar da magia do Natal (Ao escrever uma carta ao Pai Natal, as crianças estão a participar dessa magia e a manter viva a sua crença no espírito natalino);
Por cá, as nossas crianças escrevem cartas ao Pai Natal por volta dos 4 ou 5 anos de idade, em idade pré-escolar. É sempre um momento de grande alegria e felicidade para as crianças e será uma tradição que permanecerá viva por muito tempo.
Hora do Código 2024
Entre os dias 9 a 13 de dezembro os alunos do 2.º ciclo, participaram na atividade Hora do Código.
#GMTE#horadocodigo#codehour
A Hora do Código 2024, decorreu entre os dias 9 e 13 de dezembro. As crianças do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo participaram em diversas atividades trabalhando os seguintes conceitos: padrões, algoritmo, decomposição, pixel art, criptografia, código binário e programação. Independentemente de existir uma componente formal das Ciências da Computação no contexto educativo, estas atividades permitem uma abordagem transversal e interdisciplinar, onde os alunos exploram os conceitos de forma prática e intuitiva. O foco está no desenvolvimento do pensamento computacional, promovendo o gosto pela descoberta e pela experimentação.
O projeto “Aprender com o Cinema” assenta na exploração de diversos filmes durante o ano letivo, que foram selecionados segundo dois critérios: o conteúdo temático a ser desenvolvido na sala de aula e a idade do aluno.
Os alunos do 1.º Ciclo visualizaram o filme “O Menino e o Mundo” explorando as temáticas: Desenvolvimento Económico e Desigualdades Sociais. Até mesmo as crianças pequenas podem compreender que a produção económica exploratória e não planeada pode levar à destruição da natureza e, consequentemente, do planeta. Nesta animação, a desigualdade social é exposta sob a forma de várias metáforas.
Convívio de Natal
Obrigada a todos os que colaboraram para tornar este dia memorável. Snack – Bar e Pastelaria +Mais Sabor. Especial agradecimento ao Sr. Leandro Sousa e à sua equipa pela fantástica refeição que confeccionaram. Armando Neves, responsável pelo som, Fátima Guerra, Dulce Agostinho, Emanuel Almada e Francisco Abreu, na ajuda da decoração do espaço e na confecção de materiais, Joaquim Carvalho, pelo registo fotográfico e por fim a todos os finalistas e respectivos encarregados de educação pelas entradas e sobremesas que estavam deliciosas.
Bom Natal para todos e que 2025, seja um ano de realizações.
No passado dia 10 de dezembro, a Sala das Borboletas foi até aos correios enviar as cartas ao Pai Natal e aproveitaram para visitar e explorar as decorações do centro da vila. Foi uma manhã muito divertida.
É Natal!
O projeto Baú de Leitura da Escola BS/PE/Creche Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco, do Porto Santo, celebra esta época natalícia com uma exposição de postais de Natal criativos, onde se cruzam línguas e culturas diferentes.
Os mesmos foram elaborados por alguns alunos dos 2.º e 3.º Ciclos, do 3.º ano do Curso Profissional TTAR, do Curso EFA – B3, do Curso EFA – STG e do 1.º Ciclo do Ensino Recorrente.
Agradecemos a todos os alunos e professores que estiveram envolvidos nesta atividade.
FELIZ NATAL! BAÚ DE LEITURA – PORTO SANTO
Dia Internacional dos Direitos Humanos
No dia 10 de dezembro, os alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural (3º ano) comemoraram o Dia Internacional dos Direitos Humanos, contando com a orientação dos professores Nádia Duarte e Francisco Abreu.
“Neste Dia dos Direitos Humanos, enfrentamos uma dura verdade: os direitos humanos estão sob ataque.” – António Guterres, secretário-geral da ONU, 10 de dezembro de 2024. Na sua mensagem para o Dia Internacional dos #direitoshumanos, o líder das Nações Unidas pede união para resgatar e defender os direitos humanos de todas as pessoas, em todos os lugares: “Devemos defender todos os direitos – sempre. Sanar as divisões e construir a paz. Enfrentar os flagelos da pobreza e da fome.”
Proclamada pela Assembleia Geral da ONU reunida em Paris, em 10 de dezembro de 1948, a #declaraçãouniversal consagra os direitos inalienáveis a que todas as pessoas têm direito como seres humanos, independentemente de raça, cor, religião, sexo, idioma, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, propriedade, nascimento ou outra condição. Assim, os alunos organizaram a exposição “Direitos (Des)umanos” (Hall do Bloco 2). Destacamos o agrado manifestado por diversos elementos da comunidade educativa e o empenho dos alunos ao longo das últimas semanas.
A terminar, fica um agradecimento à participação especial dos alunos Joana Abreu (5º ano) e João Abreu (1º TIS), responsáveis pelo trabalho sobre a «Não Descriminação», bem como à Leonor Abreu – alunos que se expressam através da Língua Gestual Portuguesa (LGP) e que, por vezes, sentem na pele a descriminação por parte de uma sociedade cada vez mais egoísta e pouco inclusiva.
Dia Mundial do Solo
No passado dia 5 de dezembro, a nossa escola comemorou o Dia Mundial do Solo. Pelas 10 horas, os alunos dos Cursos Profissionais (1º e 3º ano), bem como a turma B do 9º ano, participaram numa palestra sobre a Agricultura Biológica e Conservação da Fertilidade dos Solos: Biodiversidade dos Solo, Reservatório de Vida”, com a Engenheira Márcia Melim. Ao longo de 80 minutos, a Engenheira Márcia (Divisão de Agricultura Biológica, Direção de Serviços de Desenvolvimento Agronómico) tentou sensibilizar os alunos para a importância da Agricultura Biológica. Pudemos, assim, constatar que os solos no Porto Santo devem ser bem cuidados, preservados e protegidos, de forma a garantir um desenvolvimento sustentável. Os alunos manifestaram alguma curiosidade nas temáticas abordadas, participando e interagindo com assertividade. Esta atividade foi da responsabilidade da Coordenação das Atividades de Complemento Curricular (ACC), professora Filipa Abreu.
A terminar, fica um agradecimento à Engenheira Márcia Melim e aos docentes (Carlos Rapoula; Diana Ruas; Francisco Abreu; Bruno Santos) que acompanharam as respetivas turmas.
Projeto Natal Ecológico
A convite da CMPS a nossa escola participa mais uma vez no projeto “Natal Ecológico”. Desenvolvido desde 2006, este projeto tem como o objetivo relembrar que, principalmente no Natal, devemos obedecer a boas práticas de sustentabilidade, indissociáveis dos valores de fraternidade e altruísmo tão presentes na época natalina. As coordenadoras do Eco-Escolas agradecem à professora Dulce Agostinho por toda a colaboração prestada. Boas Festas!
As coordenadoras,
Cátia Ornelas
Fátima Guerra
A convite da autarquia, o departamento do 1.º Ciclo participou uma vez mais projeto “Natal Ecológico”. Desenvolvido desde 2006, este projeto municipal tem por propósito o objetivo de recordar que, especialmente no Natal, devemos obedecer a boas práticas de sustentabilidade, indissociáveis dos valores de fraternidade e altruísmo tão presentes na época natalina.
O coordenador do 1.º Ciclo e a coordenadora Eco-Escolas agradecem a todos os docentes envolvidos pela colaboração prestada. Boas Festas a todos!
Postais digitais
Na disciplina de TIC, os alunos do 6.º ano criaram postais alusivos à época festiva, utilizando a plataforma Canva.
No âmbito da criação de apresentações eletrónicas, os alunos do 5.º ano, na disciplina de TIC, criaram postais alusivos à época festiva.
Projeto IncluArte
No âmbito das atividades de encerramento do 1.º período, a aluna Maria Vilar, do 11.º ano, do Curso de Artes Visuais, dinamizou a atividade, “Desenhar com papel: Quilling”, promovida pelo projeto IncluArte na Escola.
Com esta atividade pretendeu-se explorar criativamente as possibilidades expressivas do material e das técnicas de expressão plástica, desenvolver o trabalho cooperativo, eliminar as barreiras à aprendizagem e à participação dos alunos.
O projeto IncluArte na Escola encontra-se ao dispor dos alunos, dos 2.º e 3.º ciclos e secundário, à quarta-feira, das 15:20 às 16:50, na sala 3.
1.º Ciclo Assinala Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Acrescentando pequenas pegadas no grande trilho da inclusão, os alunos do 1.º Ciclo assinalaram o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, no passado dia 3 de dezembro, abordando a história “Uma lição de Amor”. Através da história os alunos refletiram sobre o ato de incluir e como devemos agir perante a diversidade. No final construíram um móbil com peças de um puzzle que se interligam, pois acreditamos que a inclusão começa com um “olá” e concretiza-se abrindo a porta da Escola com um sorriso.
As escolas incluem nos seus documentos orientadores linhas de atuação para a criação de uma cultura de escola onde todos encontrem oportunidades para aprender e as condições para se realizarem plenamente, respondendo às necessidades de cada aluno, valorizando a diversidade e promovendo a equidade e a não discriminação no acesso ao currículo.
A inclusão não é apenas um conceito ou uma bonita palavra – é uma prática que transforma a forma como vemos e acolhemos o outro. No 1.º Ciclo, educar para a inclusão é semear, desde cedo, valores tais como empatia, respeito e cooperação. A nossa função constrói-se preparando crianças para um futuro onde a diversidade é entendida como uma riqueza e nunca como uma barreira.
Cidadania na Sala de Aula
No passado dia 4 de dezembro, quarta-feira, a turma do 3.º ano teve a honra de receber a Dra. Gertrudes Afonso, assistente social, no Polo de Emprego do Porto Santo, numa atividade integrada na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. Durante esta sessão, foram abordados temas de grande relevância para as crianças, como:
• A diversidade de carreiras e profissões existentes no mundo;
• A importância da igualdade de género;
• Questões relacionadas com o desemprego e a exclusão social;
• Outros tópicos que fomentam a compreensão e o respeito pelas diferenças.
A atividade teve como principal objetivo promover reflexões significativas sobre estes temas, ajudando os alunos a desenvolverem uma visão mais ampla sobre as questões sociais, bem como a sua formação como cidadãos conscientes e participativos. Foi um momento de grande aprendizagem e interação, que sem dúvida enriqueceu o currículo dos nossos alunos.
Sessão Prática de Jogos Matemáticos
Foi dinamizada a 3.ª sessão prática de jogos matemáticos, pela Comissão Organizadora do Campeonato Regional de Jogos Matemáticos da Madeira | 9CRJM, pelos professores Henrique Flores e Márcia Furtado Temtem. Os alunos e docentes das AEC, do 1.º Ciclo, tiveram a oportunidade de conhecer alguns jogos matemáticos.
Podes conhecer mais jogos matemáticos, tais como: gatos e cães, rastros, dominório, produto, atari-go, Nex, Avanço e Semáforo em: https://projetosdre.madeira.gov.pt/crjmram/jogos/
O jogo matemático é um tipo de atividade que alia raciocínio, estratégia e reflexão com desafio e competição de uma forma lúdica muito rica. A prática de jogos, em particular dos jogos de estratégia, de observação e de memorização, contribui de forma articulada para o desenvolvimento de capacidades matemáticas e para o desenvolvimento pessoal e social.
5 de dezembro – Dia Mundial do Solo
O Dia Mundial do Solo, é celebrado anualmente no dia 5 de Dezembro e foi implementado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2013 com o intuito de alertar para a importância de existirem solos saudáveis que devem ser geridos de forma sustentável. O solo é a base da nossa agricultura, é o elemento agregador. Sabia que 95% dos nossos alimentos provêm do solo?
A degradação do solo, a escassez de recursos e o uso excessivo de agroquímicos têm efeitos muito nefastos na saúde do solo e na disponibilidade de nutrientes, ameaçando a fertilidade e a produtividade a longo prazo. É chegada a hora de adotar práticas e soluções inovadoras que regenerem e sustentem o ecossistema de solo. O tema deste ano é “Cuidar dos Solos: Medir, monitorizar, gerir”, que sublinha a importância dos dados e de informações exatas sobre o solo, para compreender as caraterísticas do solo e apoiar a tomada de decisões informadas sobre solos sustentáveis.
Hoje, mais que nunca, queremos destacar a importância de uma gestão sustentável do solo e da conservação e preservação da sua saúde.
Rodrigo Rodrigues (10º CT)
1.º Ciclo acolhe Associação de Motards
É de louvar e enaltecer o gesto solidário e altruísta que é promovido, anualmente, pela Associação de Motards do Porto Santo. Abrimos as portas e deixamos entrar dezenas de motas no recinto escolar para que os motards pudessem estar em contacto com as nossas crianças. Depois dessa entrada sonora, os motards ofereceram vários presentes, cor e alegria a todas as nossas crianças. Este ano não foi exceção, e no último dia 4 de dezembro, as crianças do 1.º Ciclo, acolheram, com imensa euforia e satisfação, todos os nossos convidados no edifício do Campo de Baixo. Em meu nome pessoal e de toda a Escola, agradecemos aos motards, pela disponibilidade, e pela presença especial e pela generosa oferta.
Bem-haja à direção da Associação e todos os seus sócios, bem como todos os motards que participaram na Escola, em especial, ao presidente da Associação Nelson Rodrigues e à D. Cristina Leão. Feliz Natal a todos!
Thanksgiving
Comemoração do dia de Ação de Graças na nossa escola pelo Grupo 330 – Inglês.
Desporto Escolar
No passado dia 27 de Novembro, realizou-se o Corta-mato escolar. A atividade teve lugar no espaço envolvente à Alameda Infante D. Henrique e contou com a participação de 150 alunos.
Desporto escolar – Entrega de prémios do Corta-Mato
Eco-Escolas
Decorreu no passado dia 26 de novembro o 1º conselho Eco-Escolas que contou com a presença de 50 elementos.
As coordenadoras do programa agradecem a todos os elementos pelo interesse, empenho, envolvimento e sensibilidade para as questões da sustentabilidade e proteção do ambiente
@Desporto Escolar Madeira
Alguns dos nossos alunos dos núcleos de Basquetebol e Voleibol, participaram nas concentrações no Funchal no dia 23/11/2024.
A experiência da competição, o espírito de equipa e o convívio com outras escolas são pontos fundamentais no crescimento enquanto atletas.
Dia Nacional da Cultura Científica
A nossa escola comemorou o Dia Nacional da Cultura Científica, celebrado em Portugal no dia 24 de novembro, como experiências científicas e exposições de trabalhos dos nossos alunos. Esta data foi escolhida em homenagem ao nascimento de Rómulo de Carvalho, um professor de Física e Química que teve um papel fundamental na promoção do ensino da ciência e da cultura científica no país.
Dia da Floresta Autóctone
No âmbito da comemoração do dia da floresta autóctone (vinte e três de novembro), os alunos das turmas A, B e C do nono ano plantaram cinco massarocos (Echium portosanctensis), uma faia-das-ilhas (Myrica faya) e um barbusano (Apollonias barbujana) no jardim da nossa escola. Esta atividade insere-se na participação no projeto Assembleia Municipal Jovem 2024/2025 e contou com a colaboração do senhor Élvio, jardineiro da nossa escola.
Os professores coordenadores do projeto, Marta Monteiro e Emanuel Almada agradecem aos professores e alunos que colaboraram nesta atividade, bem como, ao professor Francisco Abreu pelo apoio na aquisição das plantas, através do Clube das Alterações Climáticas.
23 de novembro – Dia da Floresta Autóctone
O Dia da Floresta Autóctone é celebrado todos os anos a 23 de novembro, para assinalar a importância da conservação das florestas naturais. As Florestas Autóctones caraterizam-se por possuírem uma grande área de árvores nativas do próprio território e são de extrema importância, uma vez que servem como área de refúgio e reprodução de um grande número de animais, importantes para o equilíbrio da fauna e flora locais. São também mais resistentes a pragas, doenças e períodos de seca ou chuvas intensas, ajudando por isso a manter a fertilidade do espaço natural e o equilíbrio biológico das paisagens.
No Dia da Floresta Autóctone, várias organizações não-governamentais, associações florestais, autarquias, escolas e empresas promovem inúmeras iniciativas para apoiar a reflorestação de áreas afetadas por incêndios e de zonas que apresentam maiores vulnerabilidades. A promoção da biodiversidade autóctone é uma missão de todos! A nossa participação e colaboração é fundamental para que a nossa floresta autóctone esteja cada vez mais protegida.
Esta semana, fui convidado para plantar (e apadrinhar) uma planta endémica no jardim da nossa escola. Agradeço a confiança depositada e, prometo regar semanalmente a minha planta. Agradeço, ainda, a colaboração do Sr. Élvio Ornelas (jardineiro da escola).
Rodrigo Rodrigues (10ºCT)
Ambientes Inovadores de Aprendizagem
A equipa de Ambientes Inovadores de Aprendizagem (AIA), da Direção Regional de Educação rumou ao Porto Santo, no seguimento da instalação de uma sala do futuro, no edifício do Campo de Baixo, para promover um workshop de exploração de robôs mTiny e Codey Rocky, a impressora Creality K1 e a gravadora xTool m1. Foi uma maravilha trabalhar com a equipa AIA e aprender novos conceitos, em especial, alguns fundamentos ligados à programação de robôs. A coordenação agradece à equipa regional a atenção e o cuidado, em especial à coordenadora AIA, prof. Tânia Serrão e ao prof. Lino Brites, que estiveram com os profissionais do 1.º Ciclo que participaram no workshop.
#AIA#FCL#ILE#Areal#matatastudio#xTool#creality#mtiny#Vincibot#codeyrocky#GMTE
Comemoração da Convenção dos Direitos das Crianças
Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Porto Santo (CPCJ) visita e promove atividades, com os alunos do 1.º Ciclo, no âmbito da comemoração da convenção dos Direitos das Crianças. A atividade decorreu no pretérito dia 19 de novembro de 2024 e a ação centrou-se na consciencialização dos direitos de todas as crianças do mundo.
Convenção dos Direitos da Criança – CPCJ do Porto na Escola Básica e Secundária
– Edifício das Matas –
Assembleia Municipal Jovem 2024
“A Floresta e a Ilha do Porto Santo: o problema da desertificação”
No passado dia 19 de novembro, registou-se «casa cheia» para ouvir falar e refletir sobre o coberto vegetal da ilha do Porto Santo. Para conhecer a realidade (o presente), temos de valorizar o passado e prever possíveis cenários para as próximas décadas (o futuro). Tendo em conta a temática selecionada para os alunos do 9º ano desenvolverem na Assembleia Municipal Jovem, os professores Emanuel Almada e Marta Monteiro (coordenadores), convidaram a Sr.ª Engenheira Sara Freitas, técnica do Instituto da Florestas e Conservação da Natureza para a referida atividade. Destacamos a qualidade da comunicação, o comportamento assertivo dos nossos alunos e as questões pertinentes, nomeadamente sobre o efeito das mudanças climáticas no coberto vegetal da ilha dourada.
A terminar, fica um agradecimento aos docentes que acompanharam as turmas, ao IFCN, através do Viveiro Florestal dos Salões – Porto Santo e ao Clube das Alterações Climáticas, pelo apoio prestado.
PROGRAMA “ESCOLAS 360” – RTP MADEIRA
A Fábrica Colombo participou nas gravações do programa “Escolas 360”, que aborda a temática dos projetos em funcionamento nas escolas da região. Foram convidados alguns projetos da nossa escola, num programa a transmitir no próximo mês de dezembro.
Desde já, ficam os parabéns à RTP Madeira pela iniciativa, pois permite que a comunidade conheça os projetos desenvolvidos nas escolas, no âmbito das atividades de complemento curricular (ACC).
Esta iniciativa mostra, uma vez mais, que as escolas não transmitem apenas os saberes académicos. Hoje, temos a obrigação de preparar os nossos jovens para enfrentar os desafios do século XXI.
A “Fábrica Colombo – projeto de recreação histórica em contexto escolar” agradece à RTP Madeira e ao professor Magno Velosa, pela oportunidade de participar neste programa, bem como a todos aqueles que colaboram regularmente com o nosso projeto: Câmara Municipal; Gabinete da Administração Pública Regional no Porto Santo; Porto Santo Line (através do amigo Roberto Sousa); Câmara Municipal da Ribeira Brava; Secretaria Regional de Economia, Turismo e Cultura; Empresários do Porto Santo; comunidade local.
Projeto “Arbitragem na Escola” da APAF e do NAFRAM
Ação de sensibilização
No dia 17 de novembro este presente na nossa escola o projeto Arbitragem na Escola da APAF e do NAFRAM. Esta atividade teve como objetivos sensibilizar a comunidade escolar dar a conhecer todo o processo que envolve a análise de jogos. Podemos contactar com os equipamentos do Vídeo Árbitro e também realizar um jogo em realidade virtual sobre questões relacionadas com a prática desportiva.
Celebração do Dia da Criatividade
No âmbito do Dia da Criatividade (17/11), o projeto Baú de Leitura da Escola EBS/PE/Creche Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco, do Porto Santo, celebra esta efeméride com uma exposição de trabalhos de alguns alunos dos 2.º e 3.º Ciclos, do Ensino Secundário e do 1.º Ciclo do Ensino Recorrente, que vai decorrer até ao fim do presente mês, na referida escola.
As dinamizadoras sugeriram alguns motes inspiradores, contudo os alunos também puderam escolher livremente os temas. A par da escrita criativa, também as artes surgem de forma surpreendente, fazendo jus ao talento e à criatividade dos nossos jovens.
Agradecemos a todos os alunos e professores que estiveram envolvidos nesta atividade e à coordenadora das Atividades de Complemento Curricular.
BAÚ DE LEITURA – PORTO SANTO
Realidade Aumentada
As crianças utilizaram a aplicação Quiver tendo experiência com a Realidade Aumentada, após colorirem a linha de personagens Murphy e os seus amigos e finalmente interagirem a jogar futebol com o Murphy, a patinar no gelo com o Penfold e a praticar algumas habilidades com a agente secreta Ruby.
Foi uma experiência envolvente, educacional e mágica.
Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa – 15 de novembro
Todas as crianças da Creche e Pré-Escolar participaram na celebração do Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa. Elaboraram dois cartazes onde as crianças se expressam através das suas mãos para expor, tanto no Edifício Infantário como no Edifício Campo de Baixo. A sala dos Exploradores está a dinamizar um Projeto de iniciação à aprendizagem da Língua Gestual iniciado no ano transato de modo que possamos incluir e comunicar com crianças Surdas. Este projeto tem a colaboração da Docente de LGP e tem tido muito boa adesão e interesse pelas nossas crianças que tentam repassar a informação aos seus familiares.
É um caminho lento, mas que tem sido produtivo e bem acolhido! Um bem-haja a toda a Comunidade Surda do Porto Santo.
No dia 15 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa (LGP) e, para assinalar este dia tão importante, as docentes de LGP realizaram sessões de sensibilização aos alunos do 2º Ciclo (5º e 6º ano).
A Língua Gestual Portuguesa foi reconhecida enquanto Língua pela Constituição da República em 1997, a 20 de setembro, no entanto decidiu-se marcar e celebrar este dia a 15 de novembro, data de criação da Comissão para o Reconhecimento e Proteção da Língua Gestual Portuguesa e Defesa dos Direitos das Pessoas Surdas (CRPLGPDDPS), em 1995.
Nesta ação de sensibilização os alunos tiveram a oportunidade de conhecer alguns tópicos importantes sobre a Comunidade Surda e ainda aprender alguns gestos básicos de LGP.
As docentes de LGP agradecem a colaboração e o interesse de todos os docentes e turmas que participaram.
Vive na Real! Não na Dependência
Ação de sensibilização
No dia 11 de novembro decorreu na nossa escola a ação de sensibilização “Vive na Real! Não na Dependência“, da responsabilidade da Polícia de Segurança Pública local. Esta atividade foi dinamizada pela coordenadora das atividades de complemento curricular, contando com a colaboração do Sr. Comissário Nuno Saraiva e dos agentes Bruno Amaro e Osvaldo Horta. A temática das dependências foi escolhida no âmbito do domínio «Saúde», na Estratégia de Cidadania e Desenvolvimento definida para o ensino secundário. A ação decorreu de forma muito positiva. Destacamos a excelente comunicação dos agentes presentes, o comportamento assertivo e as questões pertinentes colocadas pelos nossos alunos. A terminar, fica um agradecimento aos oradores convidados, aos professores que acompanharam as turmas e a todos os presentes.
Xadrez na escola
Os alunos das turmas do 5° e 6° A, tiveram a oportunidade de no dia de hoje (13/11/2024), experienciar o Xadrez.
Esta atividade foi-nos proporcionada pela Associação de Xadrez da Madeira, a quem desde já agradecemos.
https://fpx.pt/site/destaques/1/24-05-2024/mundial-de-veteranos-joga-se-em-porto-santo
Associação de Xadrez da Madeira visita edifício do 1.º Ciclo
Os alunos das turmas do 3.º e 4.º anos, do 1.º Ciclo, tiveram a oportunidade de conhecer o jogo de tabuleiro Xadrez. Foi uma excelente experiência que motivou rasgados elogios e muita curiosidade por parte dos nossos alunos. A atividade foi proporcionada pela Associação de Xadrez da Madeira, a quem desde já agradecemos, bem como agradecemos a oferta à escola de diversos tabuleiros de xadrez para os nossos alunos poderem pôr em prática o que aprenderam.
A Coordenadora das Atividades de Complemento Curricular, vem por este meio agradecer a todos os que colaboraram para que hoje, dia de São Martinho, fosse distribuído por toda a comunidade escolar castanhas assadas e quentinhas. Agradeço ao Conselho Executivo pela aquisição das castanhas e à empresa +Sabor, pela confeção das mesmas. Agradeço ao pessoal não docente pela criação dos cones, à Dona Ana, à Dona Adelina, à Dona Lubélia, ao Técnico Carlos Pereira pela ajuda na preparação, ao professor Emanuel Almada e aos seus alunos, que criaram um pequeno texto alusivo ao dia de São Martinho, que foi divulgado no cone e por fim, agradeço ao professor Armando Neves, Francisco Abreu e Técnico Carlos Pereira pela ajuda na distribuição das castanhas.
Obrigada pela colaboração.
Saída de Campo – Cursos Profissionais
Caminhada Capela da Graça – Camacha
Os alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural (1º ano) realizaram uma Saída de Campo, no âmbito das disciplinas de Geografia e Tecnológica I. Na disciplina de Geografia, esta atividade decorreu no âmbito da lecionação do Módulo/UFCD: O Quadro Natural de Portugal – O Relevo, o Litoral e o Mar; em Tecnológica I estamos a abordar o Módulo/UFCD: Geografia do Turismo.
Depois da chegada à Capela da Graça, decorreu uma breve reunião onde foram explicados os objetivos a atingir e as temáticas a observar/analisar (património natural e reflorestação; placas informativas e infraestruturas turísticas; património construído e aproveitamento hídrico; formas de relevo e atividades económicas).
Apesar do estado de tempo favorável, a atividade não decorreu como planificada. Alguns alunos continuam a «olhar» para as saídas de campo como um «passeio», não cumprindo as tarefas propostas, nem os objetivos definidos. Tendo em conta que estamos a falar de futuros profissionais da indústria do turismo, a situação é mais preocupante. Acreditamos que, ao longo dos três anos de formação, estas situações serão ultrapassadas.
A terminar, fica um agradecimento especial aos professores Filipa Abreu e Emanuel Almada, pela participação e colaboração, bem como à Câmara Municipal do Porto Santo pela cedência do transporte.
A TERRA TREME – Baixar, Proteger e Aguardar
No âmbito do Projeto Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos, no dia 5 de novembro, pelas 11:05, os alunos do 2º, 3º ciclo, ensino secundário e ensino profissional, participaram no simulacro “A Terra Treme”, onde realizaram as três etapas em caso de ocorrer um sismo: baixar, proteger e aguardar
https://www.facebook.com/reel/599825059040673
As crianças da creche e Pré-escolar realizaram o exercício nacional “A TERRA TREME”
“O EDIFÍCIO DO 1.º CICLO TREMEU”
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) promove anualmente o exercício público, de âmbito nacional, de sensibilização para o risco sísmico “A TERRA TREME”.
O Governo Regional, através do Serviço Regional de Proteção Civil, e no âmbito do Projeto “Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos”, associa-se a este exercício, que este ano se realizou a 5 de novembro, às 11h05. O objetivo da ação é capacitar os cidadãos, e a comunidade educativa em especial, nas medidas a adotar em caso de sismo, pelo que durante o mesmo se devem exercitar os “3 gestos que salvam: Baixar, Proteger e Aguardar”, sendo imperioso o conhecimento por todos, das medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar, antes, durante e depois da ocorrência de um sismo.
O exercício teve a duração de apenas 1 minuto, durante o qual os participantes executaram os 3 gestos que salvam: Baixar, Proteger e Aguardar. Pretendeu-se envolver toda a Comunidade Escolar na construção de uma sociedade mais segura e resiliente às catástrofes, pelo que este compromisso cívico exige a todos um empenho ativo na persecução da sua proteção e segurança, bem como de todos os que nos rodeiam.
Toda a informação está disponível em https://www.aterratreme.pt/ e em https://www.procivmadeira.pt/pt/
Campanha Regional Contra a Violência Doméstica
Entre os dias 2 de outubro a 24 de novembro, está a decorrer à entrada da escola, uma atividade para sensibilizar a comunidade escolar sobre esta campanha, solicitando à comunidade escolar que respondam a duas questões relacionadas com esta campanha. Participa!
Os alunos do 9º ano e os alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural, 1º e 3º ano, participaram nesta campanha, acompanhados pelo Prof. Francisco Abreu.
No âmbito da campanha Regional Contra a Violência Doméstica -Click na Mudança, os alunos do 2. ciclo participaram nesta atividade, acompanhados pelo docente Emanuel Almada, com o objetivo de alertar para esta problemática.
Após analisadas as questões, os alunos colocaram as suas respostas utilizando os materiais disponibilizados para o efeito.
Esta atividade é aberta a toda a Comunidade Educativa, não deixe de dar o seu contributo.
Faça a diferença, participe!
Pão por Deus & Halloween
Na parte da manhã, do dia 31/10, celebramos o tradicional Pão-por-Deus com todos os alunos do 1.º Ciclo. O Pão por Deus é uma tradição antiga e muito semelhante ao Dia das Bruxas ou Halloween, no qual as crianças batem às portas pedindo doces ou travessuras. Reza a lenda que a tradição tem raízes num ritual pagão do século XV que foi cimentado um ano depois do terramoto de 1755. Nesse dia, 1 de novembro, a população mais pobre de Lisboa terá aproveitado para sair às ruas e bater à porta dos mais afortunados e, assim, mitigar um pouco a fome. E a tradição mantém -se.
No turno da tarde, no âmbito da disciplina de Inglês e no domínio da interculturalidade, os alunos do 1.º Ciclo, comemoraram a festividade do “Halloween”, com diversos lúdicos. Foi uma tarde muito divertida! Obrigado aos pais pelos trabalhos fantásticos que elaboraram com os vossos filhos e pelo envio dos géneros alimentícios para o Pão-por-Deus.
Exposição de trabalho realizados na disciplina de Inglês, dos alunos do 2.º ciclo, alusivo ao Halloween
Outubro Rosa
No dia 24 de outubro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro da Mama, dinamizou uma ação de Sensibilização “Prevenção do Cancro da Mama”, na Escola B+S CPEC Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco, no Porto Santo, seguida de caminhada.
16 de outubro – Dia da Alimentação
No âmbito da disciplina de Ciências Naturais, os alunos do 6º ano realizaram vários trabalhos que se encontram expostos no Bloco 3, junto à sala 26. O tema para estes trabalhos foi: “Alimentação equilibrada e segura“.
MÚLTIPLAS ATIVIDADES NO 1.º CICLO
São muitas as atividades que desenvolvemos com os alunos do edifício do Campo de Baixo, da Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche Prof. Dr. Francisco Freitas Branco, Porto Santo. Todas elas são diversificadas, divertidas e dinâmicas, com natureza eminentemente lúdica, formativa e cultural, associadas ao currículo do 1.º CEB. Eis algumas fotos que espelham a alegria e o encanto de aprender e ensinar no 1.º Ciclo, como por exemplo, a atividade conjunta com a família sobre “acontecimentos importantes da minha vida”, Dia Mundial da Alimentação, a criação de um espantalho, no Lar de Idosos, com o Gabinete do Ambiente, e uma atividade proposta pela ARDITI (Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação, sobre o Microlixo com grandes consequências, entre muitas outras.
EHF Beach Handball Champions Cup 2024
Grupo de alunos voluntários que participaram na organização do evento “EHF BEACH HANDBALL CHAMPIONS CUP 2024”
MANTEVE-SE A “TRADIÇÃO”
No passado dia 9 de outubro, os alunos que frequentaram o 9ºC no ano letivo 2023/2024, organizaram um almoço convívio com o diretor de turma (professor Francisco Abreu). Tal como combinado, o convívio decorreu no Jardim do Tanque (parque de merendas). Por motivos pessoais, nem todos os alunos estiveram presentes. Depois de uma saborosa espetada, o convívio foi muito agradável, predominando a boa disposição e a camaradagem entre os presentes.
A terminar, fica um agradecimento aos alunos responsáveis pela atividade e aos encarregados de educação que colaboraram e autorizaram a participação dos seus educandos. Façam o favor de serem felizes.
Ação de sensibilização – “A Qualidade do Ar na RAM”
Durante o mês de outubro, os alunos do 7.º ano, turma A e do 8.º ano, turma C, participaram numa ação de sensibilização, dinamizada pelo Eng.º Nuno Batista, dedicada à temática “Qualidade do Ar”, com a utilização prática dos dados recolhidos no período em que a estação permaneceu na nossa escola e ainda realizaram uma visita à Estação Móvel. Um agradecimento aos professores, Bruno Santos e Gustavo Ferreira que acompanharam as suas turmas nesta atividade.
Dia Europeu do Desporto na Escola 2024
No dia 27 de setembro, sexta-feira, vamos caminhar todos juntos.
Mexe-te pela tua saúde!
#BEACTIVE
A nossa escola assinalou o dia com a realização de uma caminhada e de uma corrida de orientação.
Dia Mundial do Turismo
Desde 1980, celebramos a 27 de setembro o Dia Mundial do Turismo. A adoção desta data é considerada um marco no turismo global. Tendo por base a Declaração Universal dos Direitos do Homem, que preconiza o acesso do indivíduo ao descanso e lazer, este dia é uma ocasião para reforçar esta importante aquisição da humanidade. Por decisão da Organização Mundial do Turismo (OMT), o tema de 2024 é «Turismo e Paz», destacando o papel vital que o turismo desempenha na promoção da paz e da compreensão entre nações e culturas. Ao promover a resolução não violenta de conflitos e a transformação social, o turismo pode impulsionar o crescimento económico, a inovação e o empreendedorismo, especialmente entre os jovens. A comemoração deste dia, tem como objetivo explorar a forma como as viagens, o intercâmbio cultural e as práticas sustentáveis podem contribuir para a paz e a reconciliação globais, reunindo diversas partes interessadas para gerar estratégias inovadoras de construção da paz.
Rodrigo Rodrigues (10º CT – Geografia)
Visita das Forças Armadas
No dia 26 de setembro, tivemos a visita das Forças Armadas à nossa escola com o objetivo de estimular o conhecimento cultural, educativo não formal, contribuindo para uma maior predisposição dos nossos jovens no conhecimento de novas temáticas e saídas profissionais.
Nesta ação estiveram presentes os alunos do 1 ano dos Cursos Profissionais Técnico de Informática de Sistemas, Técnico de Turismo Ambiental e Rural, Técnico de Apoio à Gestão Desportiva e os alunos do 10 ano LH, CSE e AV, acompanhados pelos respectivos docentes.
Jogos Matemáticos
Estão a decorrer no átrio interior da escola entre o Bloco 2 e o Bloco 3, as práticas dos Jogos Matemáticos, orientados pelos professores Adelaide Mendonça e Fábio Gonçalves.
Os alunos que pretendem participar no Campeonato Regional de Jogos Matemáticos – Madeira, podem praticar no seguinte horário: segundas e quintas-feiras das 10h45 às 11h30 e terças-feiras das 16h05 às 17h00.
ESCOLA CONQUISTA A 18.ª BANDEIRA VERDE CONSECUTIVA
A nossa candidatura ao galardão Eco-Escolas 2024 foi APROVADA.
As coordenadoras Eco-Escolas agradecem a todos os alunos, assistentes, professores e a todas as entidades que colaboraram connosco.
Um bom ano letivo para todos vós!
Festival Colombo 2024
O Festival Colombo decorre entre os dias 19 e 22 de setembro.
As inscrições serão feitas pelos interessados no documento/ lista que estará disponível na portaria (telefonista à entrada da Escola – Matas).
Ponto 1: as reuniões de preparação/ ensaios decorrerão entre 16 e 18 em data e horário que será posteriormente informado (da parte de tarde).
Ponto 2: A comitiva da Escola será de 100 elementos no máximo entre pessoal docente, não docente e alunos, o critério de seleção será feito pela ordem de inscrição.
Ponto 3: Esta inscrição não substitui a inscrição na plataforma interagir para efeitos de formação.
Ponto 4: A comunicação com os elementos da comitiva que integram a comitiva da Escola será realizada exclusivamente através do e-mail institucional.