Para comemorar o Dia Internacional do Sol, os alunos foram incentivados a construir, com apoio de suas famílias, um relógio solar artesanal, utilizando materiais de desperdício. A proposta visou mostrar, de forma prática e educativa, como o Sol pode ser usado para medir o tempo e, principalmente, como ele representa uma alternativa limpa às fontes de energia não renováveis.
Esta atividade teve grande adesão por parte das famílias, que demonstraram entusiasmo ao colaborar na realização dos relógios solares. Esse envolvimento fortaleceu o vínculo entre escola e família, contribuindo para uma aprendizagem mais significativa. Os alunos tiveram a oportunidade de apresentar oralmente o seu relógio solar, explicando os materiais utilizados. Posteriormente, os relógios foram expostos no hall de entrada da escola. A atividade proposta no Dia Internacional do Sol atingiu plenamente os seus objetivos. Por meio de uma abordagem lúdica e educativa, foi possível sensibilizar os alunos sobre a importância das energias renováveis e da preservação do meio ambiente. A construção do relógio solar simbolizou, de forma simples e eficaz, o uso consciente dos recursos naturais, reforçando valores essenciais para a formação de cidadãos mais responsáveis e comprometidos com o futuro do planeta.
As Docentes
Marta Franco, Cândida Dias, Marisa Afonso, Carla Osório e Flávia Valente