História
A Escola Básica do 1.º Ciclo integrada com o Pré-Escolar é uma Instituição Particular Católica dos Centros Educativos da Apresentação de Maria – Externato São Francisco de Sales, possuindo o Alvará n.º 745, emitido pelo Ministério da Educação em 16 de fevereiro de 1943. Esta escola situa-se na Freguesia de Gaula, Concelho de Santa Cruz, servindo a população a tempo inteiro.
O Externato São Francisco de Sales – Gaula funcionou em tempos como pequena escola, tendo como proprietária uma professora conhecida por Senhora Mestra. Em 1928, a escola encontrava-se encerrada uma vez que a sua proprietária se encontrava muito doente, altura em que o reverendo Padre João Bettencourt, Pároco da freguesia de Gaula, havia já manifestado ao Bispo da Diocese do Funchal, D. António Ribeiro, o desejo de entregar a escola a uma congregação religiosa. Assim sendo, D. António comunicou à Irmã Trindade, fundadora da Congregação da Apresentação de Maria na Região Autónoma da Madeira (RAM), o desejo do Reverendo Padre João Bettencourt, que era, por sua vez, uma das grandes aspirações da Irmã Trindade, ter uma casa de Irmãs no campo.

A 29 de setembro de 1928 as Irmãs da Congregação da Apresentação de Maria tomaram posse da obra e assumiram o compromisso da escola. Esta foi beneficiada pela Diocese do Funchal, com o nome de Obra de São Francisco de Sales, que naquela época apoiou muitos outros Estabelecimentos de Ensino na Região. A escola era um local envolvido por espaços verdes e um ambiente calmo, dando a sensação de se estar num espaço familiar. O recreio era constituído por duas áreas distintas: dois campos para jogos e dois espaços cobertos com bancos fixos à parede, para proporcionar, ao mesmo tempo, descanso e segurança aos alunos.
Com o evoluir dos tempos, a escola sentiu indigência de dar resposta às necessidades da população, fazendo parte de uma rede de escolas a tempo inteiro. No ano 2002, a escola sofreu obras de ampliação e melhoramentos internos e externos. Foi construída, então, uma nova estrutura, capaz de suportar o atual esquema de trabalho: Escola a Tempo Inteiro (ETI), altura em que começou a funcionar, a valência do Pré-Escolar.

Idiário
O Externato São Francisco de Sales – Gaula tem como MISSÃO comum a formação integral humana, cristã, espiritual, cultural e social das crianças, adolescentes e jovens adultos que lhe são confiados.
Em colaboração com os pais, todo o pessoal das nossas Escolas e Centros educativos procura dar aos jovens uma educação para a vida: educação que seja anúncio de Jesus Cristo pela promoção de valores evangélicos em fidelidade ao espírito de Maria Rivier.
No respeito pelas diferentes culturas, os educadores e educadoras fazem de modo a que estes valores sejam transmitidos não como meio de poder e de prestígio mas antes de escuta e de comunhão.
Assim ajudados, os jovens da nossa “Rede de Educação” preparam-se para cumprir um serviço responsável na sociedade e na igreja.
“Ponhamo-nos juntas e façamos escola.”
— Santa Maria Rivier
Valores
- Educação Cristã;
- Compaixão;
- Excelência e exigência;
- Responsabilidade e profissionalismo;
- Respeito pelo outro e tolerância;
- Inovação;
- Relacionamento;
- Solidariedade;
- Cidadania e participação;
- Empenho;
- Compreensão e reflexão;
- Espírito de equipa e cooperação.

Instalações

Oferta Formativa
Documentos Orientadores
P.E.E
O Projeto Educativo é um instrumento reconhecido na lei e que está no centro das estratégias da fomentação da autonomia da escola.
P.A.E
O Plano Anual de Atividades tem como base o Projeto Educativo.
PASEO
O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória é uma matriz de referência para a organização de todo o sistema educativo.
AE
As Aprendizagens Essenciais são o conjunto de conhecimentos a adquirir, identificados como os conteúdos de conhecimento disciplinar insdispensáveis.
OCEPE
As Orientações Curriculares para a Educação Pé-Escolar destinam-se a apoiar a construção e gestão
do currículo no jardim de infância.
DL n.º 55/2018
O Decreto-Lei n.º 55/2018 visa converter um ensino mecanicista para um contexto focado na emergência de aprendizagens significativas.
DL n.º 54/2018
O Decreto-Lei n.º 54/2018 estabelece o regime jurídico da educação inclusiva.
DL n.º 11/2020
Na R.A.M é o Decreto-Lei n.º 11/2020, de 29 de julho que adapta os regimes do Decreto-Lei n.º 55/2018 e o Decreto-Lei n.º 54/2018.