
A Escola Básica do 1º ciclo com pré-escolar e creche Dr. Manuel da Silva Leça é uma escola com práticas educativas que se afastam do modelo tradicional.
Ao longo dos anos, além da diferenciação pedagógica, temos abraçado a metodologia de trabalho de projeto, como forma de promover propostas de qualidade para a educação, centrando o papel dos alunos enquanto autores do seu conhecimento, proporcionando-lhes situações de aprendizagens verdadeiramente significativas. São inúmeros os projetos desenvolvidos com os alunos, dos quais destacamos, que recebemos Selo Nacional de Qualidade eTwinning e os projetos em que estamos envolvidos no âmbito do programa Erasmus +.
Os Pais/Encarregados de Educação estão, também, fortemente implicados no processo de aprendizagem dos alunos e na direção da Escola, prova disso é a Associação de pais e encarregados de educação existente.
Os colaboradores desta instituição têm formação diversificada (Educadoras de Infância, professores do 1º ciclo, psicóloga técnica superior, ajudante de ação socioeducativa e assistentes operacionais).
A nossa missão é contribuir para a construção da personalidade de cada aluno, através da aquisição de saberes, valores, aprendizagens, coerência, flexibilidade e inclusão. Por outro lado, pretendemos formar cidadãos autónomos, críticos, responsáveis e íntegros, capazes de assumir um papel interventivo na sociedade.
Orientarmos a nossa ação a partir dos valores e princípios vigentes na Lei de Bases do Sistema Educativo e no Perfil dos Alunos pelos quais também a nossa escola se orienta, nomeadamente, a responsabilidade e integridade, a excelência e exigência, a curiosidade, a reflexão e inovação, a cidadania e participação e a liberdade com o objetivo de formar para uma sociedade em constante mudança.
Pretendemos continuar a oferecer uma educação pública de qualidade e respeito, de modo a garantir que todos os alunos adquiram os conhecimentos e desenvolvam as capacidades e atitudes que contribuem para alcançar as competências previstas no Perfil dos Alunos.
Mensagem da Direção
