Escola

Caracterização da escola

A Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar de São Martinho é um dos vários estabelecimentos de ensino pertencentes à freguesia de São Martinho estando localizada numa zona de fácil acesso, no caminho de São Martinho.

O plano urbanístico da Escola foi da autoria do arquiteto madeirense Adolfo Brazão Vieira e a sua inauguração deu-se em dezembro de 1968.

A Escola é constituída por três edifícios ligados por dois espaçosos corredores, possuindo estes, salas de ambos os lados. Recentemente foram construídas duas salas num edifício em anexo.

Ainda no ano de 2006/2007 a escola sofreu obras de melhoramento e agora apresenta um aspeto mais moderno e atual.

A freguesia é cruzada pela principal estrada da ilha – a via rápida – que a liga ao centro do Funchal e ao concelho de Câmara de Lobos, servindo não só a população da freguesia como também as das zonas vizinhas.

Horário de funcionamento da escola

A Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar de São Martinho funciona desde do Ano letivo de 1998/99 em regime de ETI.

Os objetivos da Escola a Tempo Inteiro são os seguintes:

·  Uma nova educação capaz de responder a uma nova sociedade;

· Proporcionar igualdade de oportunidades às famílias mais desfavorecidas economicamente (alimentação, novas tecnologias, uma nova língua);

·  Promover o sucesso educativo no seu desenvolvimento integral.

Para além das Atividades Curriculares, os alunos têm as atividades de enriquecimento curricular:
  • Estudo;
  • Inglês;
  • TIC;
  • Ciências da computação;
  • Expressão Plástica;
  • Expressão e Educação Físico Motora;
  • Áreas Artísticas;
  • Biblioteca;
  • Clube de Xadrez;
  • O.T.L.

Os alunos cujos pais não têm horário compatível com o escolar, frequentam a Ocupação dos Tempos livres (OTL), que funcionam antes e depois do horário letivo e quando existe uma manhã ou tarde livre no horário.

A EB1/PE de São Martinho inicia as atividades letivas, para o Pré-Escolar e para o 1º Ciclo às 8h15.

O término das atividades realiza-se às 18h15.

Horário das Atividades

Atividades curriculares – 8h15 | 13h15, com intervalo das 10h45 às 11h15.

Atividades de enriquecimento curricular- 14h15| 18h15 com intervalo das 15h15 às 15h45.

Ocupação de Tempos Livres (OTL)/Clubes – Entre as 16h45 e as 18h15

Uma Escola a funcionar a Tempo Inteiro vem trazer muitas vantagens, tais como: uma maior socialização com uma maior variedade de atividades, alargamento de conhecimentos, suplemento alimentar e apoio social às famílias.

.