Um olhar sobre as aulas de Físico-Química: aprender fazendo, descobrir compreendendo

A componente laboratorial assume um papel importante nas aulas de Físico-Química, sendo fundamental para a consolidação dos conteúdos lecionados. Na turma C do 7.º ano, os alunos realizaram recentemente duas experiências integradas no Domínio “Materiais” e alinhadas com as Aprendizagens Essenciais: a preparação de uma solução aquosa de sulfato de cobre (II) com concentração conhecida e a determinação da densidade de um sólido através do método do deslocamento de um líquido. Estas práticas, realizadas pelos próprios alunos, permitiram aplicar de forma ativa os conceitos teóricos, facilitando a compreensão e tornando a aprendizagem mais significativa.

Ao promover o contacto direto com a ciência e com o saber-fazer experimental, estas práticas despertam a curiosidade e o interesse dos alunos, contribuindo para uma ligação mais sólida à disciplina ao longo do 3.º ciclo e potenciando, a longo prazo, escolhas futuras no âmbito científico.

Os alunos do 7ºC e profª. Nélia Freitas

Scroll to Top