A Implantação da República

Na madrugada de 4 de Outubro de 1910, iniciou-se, em Lisboa, a revolução republicana. Foi a primeira grande revolução portuguesa do século XX. Os militares republicanos (membros do exército e da marinha) e os populares pegaram em armas e grande parte concentrou-se na Rotunda, atual Praça do Marquês de Pombal, em Lisboa. Foram comandados pelo oficial Machado dos Santos.

Embora as tropas fiéis à monarquia fossem em número superior, não conseguiram acabar com a revolta. A Revolução Republicana saiu vitoriosa.

Na manhã de 5 de Outubro de 1910, José Relvas e outros membros do Diretório do Partido Republicano Português, à varanda da Câmara Municipal de Lisboa, e perante milhares de pessoas, proclamaram a República. Terminava assim a monarquia que   em Portugal durou quase oito séculos.

Os republicanos, uma vez no poder, nomearam o Governo Provisório presidido por Teófilo Braga para dirigir o país, enquanto não fosse aprovada a nova Constituição e eleito o primeiro Presidente da República – Manuel de Arriaga.

Scroll to Top