Origem do Clube

O Clube Desportivo Escola Básica e Secundária de Santa Cruz surgiu em Novembro de 1999 para dar continuidade a um trabalho consistente realizado ao nível do desporto escolar, na modalidade de Ténis de Mesa. Assim foi possível dar melhores condições aos nossos atletas que até então participavam apenas no Desporto Escolar. Mas o objetivo principal deste projeto foi formar um Clube-Escola onde a filosofia inerente a este, tivesse por base a formação integral dos seus atletas, ajudando-os a construir o seu projeto de vida, paralelamente ao seu percurso desportivo.
Assim sendo, continuaremos a fazer um trabalho de consolidação e de continuidade de tudo o que foi realizado anteriormente, não só a nível desportivo mas também a nível social. Pretendemos manter as cinco seções já existentes nas épocas transatas: Ténis de mesa, Caminhadas, Ginástica nas suas duas vertentes (Ginástica Para Todos-GPT e Acrobática), Karaté e Voleibol.

Este Clube enquadra-se no Projeto Educativo da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz, sendo a mesma o seu principal parceiro. O Clube direciona as suas linhas de atuação em função das orientações pedagógicas da mesma.
Existe uma relação forte entre o Clube e o Conselho Executiva da Escola. Uma grande parte dos elementos pertencentes aos órgãos sociais são docentes a exercer funções na Escola Básica e Secundária de Santa Cruz. Deste modo, julgamos que estão reunidas as condições que garantem a estabilidade e a continuidade do projeto.

Acompanhamento Escolar

É ponto de honra deste projeto acompanhar os seus atletas no seu percurso escolar. Assim existe uma sala de estudo (oficina de aprendizagem) com uma equipa de professores destinada a apoiar estes atletas. Em termos operacionais, os treinadores são os primeiros a fazer este controlo dos seus atletas. Logo que são diagnosticados os casos é estabelecido um diálogo entre o gestor do projeto e o diretor de turma do mesmo.
Muitos dos casos diagnosticados prendem-se com dificuldades de concentração e falta de motivação para o estudo. Assim o treinador e os restantes professores tentarão em sintonia ajudar o atleta a ir ao encontro das suas motivações, utilizando os temas relacionados com o desporto em questão para motivá-los para as outras disciplinas.

Organização de Eventos

1 – Encontro de Andebol de bambis – “Festand”

Esta secção tem ainda a seu cargo a organização regional de um torneio (FESTAND), destinado ao escalão mais baixo do Andebol, os bambis.
Com este evento procura-se sensibilizar as crianças para a prática do desporto em geral e especificamente para o Andebol.
Neste torneio participam cerca de 160 atletas de toda a Região Autónomo da Madeira com uma participação de mais de 13 clubes e envolve uma equipa de cerca de 20 pessoas na organização e realização do mesmo.
Este é um evento que não temos receitas nenhumas, pelo contrário, só temos custos e muito boa vontade dos colaboradores.

2 – Torneio de Ténis de mesa

Cabe a esta secção organizar o “XI Torneio de Ténis de Mesa, cidade de Santa Cruz”. Este torneio regional tem sido realizado em conjunto com a A.T.M. e com a Câmara Municipal de Santa Cruz. Todos os anos este evento movimenta cerca de 100 pessoas de toda a região (atletas, treinadores e colaboradores). Na última época não foi possível a realização do mesmo, pelo facto da Câmara Municipal, não ter verbas para nos apoiar com troféus. Gostaríamos de retomar este evento, sendo que a nossa sugestão seja contemplar no nosso contrato programa uma verba já destinada à compra dos troféus.
É mais um evento que conta com cerca de 20 colaboradores para as diferentes estações que apresentamos nesta atividade.
Salientamos que este é outro evento que só temos despesas.

Seções/Modalidades

1 – Lazer e recreação

Incutir valores associados à preservação e respeito pela natureza, fomentar as relações interpessoais em contextos informais e promover melhores hábitos de saúde associados ao exercício físico são objetivos desta secção.
Consideramos a existência desta secção pertinente, uma vez que pretendemos dinamizar toda a comunidade escolar e a comunidade em geral do Conselho de Santa Cruz. Ao oferecermos um leque de atividades de lazer, tais como, caminhadas, ginástica, passeios e convívios julgamos que estas irão constituir excelentes argumentos de facilitação relação professor/Encarregado de Educação/Funcionário e população em geral.
Os espaços livres, naturais e informais contribuem por si só para o convívio e para o diálogo mais fluido, uma vez que não existem barreiras institucionais que normalmente restringem as relações humanas.
A secção de Lazer e Recreação irá fazer uma parceria com a Animação Cultural da Escola, para que a divulgação e realização das atividades seja mais abrangente.

Atividades

Ginástica

2 – Andebol

Esta atividade acontece duas vezes por semana, no ginásio do pavilhão de Santa Cruz, para toda a comunidade escolar e para toda a população do Concelho.
Esta secção conta com cerca de 20 participantes.

Caminhadas ou passeios de barco

Este tipo de atividade acontece uma vez por mês, com os objetivos que já foram descritos. Nestas atividades normalmente temos uma média de 30 a 40 participantes.

Convívios

No Natal e no final de cada época será feito um convívio para todos os atletas e encarregados de educação, assim como para todos os atletas e encarregados de educação, assim como para todos os treinadores, monitores e sócios. Nestes convívios contamos com cerca de 150 pessoas.

2 – Andebol

O andebol tem sido a modalidade com mais expressão no nosso Clube. No entanto, nesta época sentimos necessidade de repensar os escalões de iniciados, juvenis e juniores, pelo facto destes grupos não apresentarem o número suficiente de atletas, o que em anos anteriores provocou-nos problemas de ordem logística e até faltas de comparência. Assim, para esta época apresentámos 3 escalões (bambis, minis e infantis) de ambos os sexos, num total de 5 equipas.
Os treinos serão assegurados por três treinadores, sendo todos eles ex-atletas do nosso Clube, com formação específica de treinador de Andebol, fornecida pela Federação de Andebol de Portugal e pela Associação de Andebol da Madeira.
Neste Clube tentamos sempre que possível integrar os nossos atletas ou ex-atletas em funções de treinador ou mesmo de dirigente. Isto pretende-se com o facto de pensarmos que a ligação emocional que já têm com o Clube, será um motivo de maior motivação e de entrega ao projeto.
Os treinos irão realizar-se no pavilhão e polidesportivo da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz e também na Escola do 1.º Ciclo de Santa Cruz.
Iremos participar em todas as competições regionais, organizadas pela Associação de Andebol da Madeira para os diferentes escalões, inclusive a ida ao Porto Santo, no escalão de Infantis de ambos os sexos.
Esta modalidade conta com cerca de 50 atletas.

3 – Ténis de Mesa

O Ténis de mesa foi uma modalidade que atravessou uma fase menos boa, mas que no entanto tem vindo sempre a crescer.
Os treinos serão administrados por um monitor e irão funcionar três vezes por semana em diferentes horários de forma a contemplar o máximo de atletas nos diferentes escalões etários.
No Ténis de mesa temos cerca de 15 atletas.

4 – Karaté

Os objetivos destas atividades baseiam-se essencialmente na aprendizagem do Karaté promovendo a prática de atividades para o desenvolvimento mental, físico e espiritual dos seus praticantes seguindo sempre o conteúdo do seu treinador (Carácter, Sinceridade, Etiqueta, Esforço e Autocontrole).
O público-alvo são as crianças, jovens e adultos, divididos em classes diferenciadas por escalões etários para uma melhor gestão e aproveitamento dos ensinamentos implementados.
Sugestão por exemplificação da distribuição dos escalões etários:

1.º Grupo: Idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos;
2.º Grupo: Idades a partir dos 13 anos.

Nesta modalidade o número de atletas é de 15.

Ligação Desporto Escolar/Desporto Federado

Este projeto só faz sentido se tiver articulado com o projeto do Desporto Escolar da Escola. Assim os alunos têm mais oportunidades de escolha desportiva, não só a nível de modalidades, mas também ao nível do grau de exigência que pretendem para a sua prática.
Com a inclusão dos federados nas provas do Desporto Escolar, alguns atletas irão participar nas duas provas, no escalão de infantis e iniciados.

Accordion title 1

This is a placeholder tab content. It is important to have the necessary information in the block, but at this stage, it is just a placeholder to help you visualise how the content is displayed. Feel free to edit this with your actual content.

Accordion title 2

This is a placeholder tab content. It is important to have the necessary information in the block, but at this stage, it is just a placeholder to help you visualise how the content is displayed. Feel free to edit this with your actual content.

Scroll to Top