
Pondo à prova competências de leitura, expressão escrita e oral, os alunos finalistas de nono dinamizaram um espetáculo de despedida intitulado “Esperança em flor” no ginásio, sob o olhar atento e saudoso dos seus colegas e professores. Foram muitos os familiares que estiveram presentes a assistir ao evento com orgulho e ternura.
No último dia de aulas, levaram então a palco parte do trabalho realizado a nível de educação literária, em especial o poema épico Os Lusíadas, de Luís Vaz camões. Tantos foram também os poetas portugueses enaltecidos, nomeadamente, Jorge de Sena, Fernando Pessoa, Rosa Lobato de Faria, Sebastião da Gama, Florbela Espanca, Antero de Quental, entre outros.
Com canto, dança e poesia original criada pelos próprios alunos, homenageou-se a família, muito particularmente, o colo da mãe, os conselhos da avó e a sabedoria do pai. Um momento de lágrimas, promessas e gestos de amor partilhados.
Encerrou-se a festa de despedida, a 7 de junho, com a interpretação da canção vencedora do Festival RTP da Canção 2025, “Deslocado” da banda portuguesa NAPA, a lembrar a casa que foi o Colégio de Santa Teresinha e o compromisso nos laços criados.