
A 15 de setembro, o editor Carlos Diogo Pereira esteve no Colégio de Santa Teresinha para uma conversa com os alunos finalistas de 9.º ano sobre o romance histórico Uma família madeirense do escritor João França.
Depois de realçar a importância da leitura, destacou o privilégio de os alunos lerem uma obra de autor madeirense, do ilustre (des)conhecido João França, que nasceu no Funchal em 1908. Tendo sido jornalista, cultivou várias modalidades literárias. Entre outras, o conto, o romance, a crónica e a poesia.
Nesse encontro com os alunos, ressalvou o papel das personagens mais relevantes, as principais ações políticas e românticas, entre os anos de 1936 e 1975, no Caniço e no Funchal. Registou-se os temas e assuntos centrais, a salientar o poder patriarcal e a opressão familiar, as mudanças políticas e sociais, o conflito entre tradição e modernidade, a paisagem e a insularidade.
Por último, os alunos partilharam a sua experiência na leitura da obra e expressaram a sua opinião. E muitos foram os que revelaram ter apreciado o livro Uma família madeirense.




