NAS (ENTRE)LINHAS DE UM CAMINHO DE FERRO

Na sequência da leitura da obra “O Comboio da Rua do Comboio”, de José Viale Moutinho, os alunos do 6.º ano tiveram a oportunidade de visitar o Centro Interpretativo do Comboio do Monte, para uma sessão elucidativa sobre a história deste meio de transporte, que, nos séculos XIX e XX, fez as delícias dos funchalenses e dos turistas que se aventuravam a ir até ao Monte, numa viagem, no mínimo, emocionante. Nem Júlio Dinis, António Nobre ou o Rei Carlos I escaparam a esta viagem imbuída de charme e tradição!

Desde a inauguração do primeiro troço até à viagem que assinalou o fim do comboio, em 1943, muitos foram os factos e as curiosidades que, qual cremalheira a impulsionar cada viagem, embalaram cada uma das crianças no sonho de um passeio de comboio.

Esta atividade teve como objetivos complementar conceitos e conteúdos no âmbito da obra em estudo (PRL), estimular o interesse pela cultura e tradição madeirenses e potenciar iniciativas e vivências in situ, em conformidade com objetivos e contextos literários regionais.

Os alunos reagiram prazerosa e entusiasticamente à atividade proposta.

Como complemento de leitura, esta iniciativa mostrou-se visivelmente proveitosa, uma vez que, qualquer atividade que seja se afigura sempre mais rica in loco, porque se vê revestida de uma realidade mais ‘factual’.

Screenshot
Screenshot
Screenshot

Scroll to Top