
Na sequência da leitura da obra “O Comboio da Rua do Comboio”, de José Viale Moutinho, os alunos do 6.º ano tiveram a oportunidade de visitar o Centro Interpretativo do Comboio do Monte, para uma sessão elucidativa sobre a história deste meio de transporte, que, nos séculos XIX e XX, fez as delícias dos funchalenses e dos turistas que se aventuravam a ir até ao Monte, numa viagem, no mínimo, emocionante. Nem Júlio Dinis, António Nobre ou o Rei Carlos I escaparam a esta viagem imbuída de charme e tradição!
Desde a inauguração do primeiro troço até à viagem que assinalou o fim do comboio, em 1943, muitos foram os factos e as curiosidades que, qual cremalheira a impulsionar cada viagem, embalaram cada uma das crianças no sonho de um passeio de comboio.
Esta atividade teve como objetivos complementar conceitos e conteúdos no âmbito da obra em estudo (PRL), estimular o interesse pela cultura e tradição madeirenses e potenciar iniciativas e vivências in situ, em conformidade com objetivos e contextos literários regionais.
Os alunos reagiram prazerosa e entusiasticamente à atividade proposta.
Como complemento de leitura, esta iniciativa mostrou-se visivelmente proveitosa, uma vez que, qualquer atividade que seja se afigura sempre mais rica in loco, porque se vê revestida de uma realidade mais ‘factual’.
















