
No âmbito da leitura da obra “O Comboio da Rua do Comboio”, de José Viale Moutinho, os alunos do 6.º ano foram agraciados com a presença do editor e escritor Carlos Diogo Pereira, que, munido de informação clara e detalhada sobre o livro em questão, veio ao Colégio, uma vez mais, para uma preleção esclarecedora sobre o tempo em que operava, entre o Funchal e o Monte, o nosso comboio.
Desde o século XIX até ao século XXI, muitos foram os factos e as curiosidades que, ao longo de uma hora e meia, satisfizeram as mentes e os corações daqueles que, ávidos de saber mais, não perderam pitada daquilo que viam, ouviam e sentiam.
Vestidos, uns a rigor, outros envergando o chapéu de maquinista, em homenagem a todos os Srs. Tranquetantans daquela época, nenhum permitiu que se votasse ao esquecimento aquele que foi um dos meios de transporte mais populares e simbólicos da nossa região.
Esta atividade teve como objetivos: antecipar conceitos e conteúdos no âmbito da obra em estudo (PRL), estimular o interesse pela literatura e tradição madeirenses, livrando do esquecimento o espólio cultural da Ilha da Madeira, valorizar a dualidade ficção-realidade num texto narrativo, potenciar atividades lúdico-pedagógicas e fomentar a criatividade.
Os alunos acolheram a atividade com prazer e entusiasmo, mostrando-se bastante ativos e participativos, ao interagirem com o editor do livro e uns com os outros.
A assertividade marcou o encontro, dado que os alunos já tinham lido o livro ao longo das férias de verão e, inclusivamente, alguns deles visitado os lugares que, atualmente preparados para a circulação de automóveis, naquele tempo se espraiavam ao longo das linhas do caminho de ferro.























