LIVROS FORA DA PRATELEIRA

A escritora e programadora cultural Andreia Batista visitou, no dia 04 de novembro, a sala de aula dos alunos do 6.º ano de escolaridade para apresentar a obra “Pedro Alecrim” de António Mota, numa atividade designada ‘Livros Fora da Prateleira’.

Dispostos em forma de “U” para facilitar a interação, os estudantes participaram numa sessão em que a autora não só falou sobre o livro como também estabeleceu comparações e ligações entre a história e a (sua) própria realidade, tornando a literatura mais próxima e relevante. Após as suas partilhas, uma música, uma carta, uma memória e um conto, a escritora propôs uma atividade prática para consolidar a compreensão do livro. Assim, organizou os alunos em pequenos grupos de trabalho, desafiando-os a criar analogias entre alguns capítulos do livro e situações ou realidades de um mundo que é de todos nós, promovendo, dessa forma, a discussão e o pensamento crítico sobre o texto.

Foram objetivos desta atividade antecipar conceitos e conteúdos no âmbito da obra em estudo; contextualizar a escrita, ajudando os alunos a entenderem o processo criativo, as inspirações e o contexto em que o livro foi escrito; praticar competências de comunicação oral e de escuta ativa, fomentando a interação e o diálogo; estimular o pensamento crítico, incentivando os alunos a formular perguntas, expressar opiniões e refletir sobre a história e as suas implicações; potenciar atividades lúdico-pedagógicas; promover a intertextualidade; valorizar a dualidade ficção-realidade num texto narrativo; reforçar a importância da literacia funcional e cultural; valorizar a literatura nacional, promovendo o conhecimento e o apreço por autores e obras portuguesas e ligar a escola à comunidade/mundo real, trazendo uma experiência externa e enriquecedora para o ambiente escolar.

A visita da escritora foi bem-sucedida junto dos alunos. A receção foi extremamente calorosa e, desde o primeiro momento, os estudantes mostraram-se visivelmente entusiasmados, focados e recetivos à mensagem que lhes foi passada.

 Os alunos adoraram a atividade, participaram ativamente com questões pertinentes e esforçaram-se nas dinâmicas propostas, culminando num envolvimento notável durante os trabalhos de grupo.

A familiaridade das crianças com este tipo de atividades permitiu um envolvimento fluido e natural, facilitando a interação e contribuindo para o ambiente acolhedor e produtivo que marcou a iniciativa.

É este o espírito que nos move! A leitura é, de facto, uma porta aberta para o conhecimento, a imaginação e a empatia, e os livros são os veículos mágicos que nos transportam para outros mundos e outras realidades. 

Muitos sorrisos e novas conquistas foram trilhando, aqui e ali, os caminhos árduos, mas gratificantes deste processo a que chamamos APRENDIZAGEM!

Que este AMOR às Letras se mantenha vivo e que cada vez mais alunos descubram o prazer e a riqueza que a literatura tem para nos oferecer!

Scroll to Top