NESTE NATAL, DÁ CARTAS!

No âmbito da retoma do conteúdo programático “Carta – formal e informal”, os alunos do 6.º ano de escolaridade foram convidados a escrever uma carta a um colega, para, num segundo momento, a colocarem na caixa do correio de turma de modo a fazê-la chegar ao destinatário pretendido.

À semelhança do episódio ocorrido na obra literária em estudo, “Pedro Alecrim”, cada aluno redigiu uma carta informal, cujo conteúdo foi apresentado em código, conforme a correspondência trocada entre Pedro e Luís, os meninos do Pragal, a quem a vida nem sempre sorria, mas que a encaravam com a coragem necessária para seguirem em frente e serem felizes.

Numa altura que é de celebração, celebramos também, num ambiente que se quis propício à partilha dos bons valores, o (re)nascer da Amizade! 

Esta atividade teve como objetivos desenvolver competências de expressão escrita, através da produção de cartas estruturadas, claras e coerentes; promover o uso adequado de registos formais e informais, aplicando as convenções próprias do género textual: carta;  estimular a criatividade e o pensamento expressivo, incentivando a produção de mensagens pessoais e significativas;  fomentar a empatia, o respeito e a valorização do outro, através da troca de mensagens positivas entre os alunos; reforçar o espírito de grupo e o sentido de pertença, contribuindo para um clima de turma mais harmonioso; desenvolver competências de leitura, ao interpretar e refletir sobre as cartas recebidas; promover valores associados à época natalícia, como solidariedade, amizade, gratidão e generosidade; contribuir para o bem-estar emocional dos alunos, favorecendo a autoestima e a expressão de sentimentos de forma segura; estimular a responsabilidade e o cumprimento de tarefas, nomeadamente através de prazos e regras do “correio da turma” e criar oportunidades de comunicação interpessoal, fortalecendo laços e incentivando a escuta e o respeito mútuo.

Como acontece em todas as atividades propostas, os alunos receberam a iniciativa de braços abertos, mentes a fervilhar e corações a pulsar! Objetivou-se, como um dos pontos fulcrais desta atividade, a valorização do outro, o respeito pelos pares e a generosidade de sentimentos, de forma a reforçar um sentido de pertença: pertença a uma turma, a uma comunidade, a uma família… a Escola! 

Que este sentimento permaneça e se prolongue no tempo, transpondo as paredes da sala de aula e os muros do colégio! Que as (nossas) crianças de Hoje sejam os heróis sem capa de Amanhã! Os heróis de um mundo melhor e mais digno!

Scroll to Top