Casquinha conVida: Vamos Ler?

De três em três semanas, mediante a apresentação de um cartão de biblioteca, cada aluno do 6.º ano de escolaridade, na disciplina de Português, tem a possibilidade de requisitar um livro a seu gosto, naquele que foi estipulado como o “Horário Nobre da Leitura”.

Por cada leitura realizada, os alunos preenchem um documento que será, posteriormente e conforme o cumprimento de critérios previamente estabelecidos, afixado num placard criado para o efeito: “O meu Projeto de Leitura”.

Como complemento da leitura, os alunos têm a possibilidade de realizar um Sript Aberto do livro selecionado, adaptando ou criando um final alternativo.

No final de cada período, os leitores mais assíduos são agraciados com um prémio simbólico.

Este projeto tem como objetivos desenvolver a autonomia na seleção, leitura e circulação de livros; promover o gosto pela leitura e aumentar a compreensão leitora; reforçar a compreensão textual; valorizar a cultura e identidade regional; estimular a partilha e discussão das obras, promovendo o pensamento crítico; fomentar a criatividade ao permitir que os alunos criem, adaptem ou concluam textos (Script Aberto); estimular a oralidade e expressão dramática e desenvolver competências de escrita através da produção de diálogos, narrativas ou cenas.

A atividade descrita é um projeto com o qual os alunos estão já familiarizados, uma vez que o têm vindo a pôr em prática desde o início do 5.º ano. Desde o primeiro momento, esta foi uma atividade muito bem acolhida pelas crianças que, desde logo, munidas do seu cartão e sentindo-se verdadeiros leitores, responderam SIM ao convite do Casquinha, o macaco leitor que, a cada instante, os desafia a ler mais e melhor.

A literatura é, com toda a certeza, o lugar onde as palavras aprendem a sonhar e, ao sonhar, nos ensinam a sermos mais humanos. Cada livro é uma ponte silenciosa que nos leva do que somos ao que ainda podemos ser. Atravessemos, assim, esta ponte sempre que quisermos SER… o melhor que pudermos!

Um bem-haja aos nossos exímios leitores que, na sala 93 do nosso CST, têm dado passos largos rumo à tão almejada ponte da sabedoria.

Scroll to Top