Atividades

💦💧 A Água 💧💦

No âmbito do projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, os alunos do 1.º ano desenvolveram um trabalho de pesquisa sobe a água. A partir das suas dúvidas e curiosidades, os alunos pesquisaram informação sobre a importância da água para a vida Terra, as problemáticas ambientais associadas à água, bem como as formas de gestão e preservação dos recursos hídricos. Após a pesquisa e seleção de informação, os alunos registaram as suas descobertas através de textos, desenhos e trabalhos criativos, que culminaram numa exposição.
Esta atividade promoveu a curiosidade, o trabalho cooperativo e permitiu sensibilizar os alunos para a importância da água e para a adoção de comportamentos responsáveis na sua utilização e preservação.

Projeto: Vamos conhecer a flora da Madeira?

Ao longo do presente ano letivo, a turma B do 2.º ano participou no projeto educativo “Vamos conhecer a flora da Madeira?”, promovido pelo Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (IFCN).

Os alunos envolveram-se em diversas atividades pedagógicas relacionadas com a biodiversidade insular, acompanhando o crescimento da planta atribuída e participando em experiências e observações que permitiram aprofundar os seus conhecimentos sobre o património natural da Região.

Exposição Regional de Expressão Plástica

Os trabalhos da nossa escola inspirados no artista plástico Vasco Maio para a Exposição Regional de Expressão Plástica, inserida na Semana Regional das Artes 2026. Esta exposição estará patente na Avenida Arriaga, entre os dias 4 e 21 de junho.

Vamos Cuidar do Ambiente

A turma B do 2.º ano participou, com a história “Vamos Cuidar do Ambiente”, na 6.ª edição do Desafio de Escrita Criativa “O Planeta Terra convida a tua turma a contar uma história”.

A participação neste desafio constituiu uma experiência muito enriquecedora para os alunos, promovendo a criatividade, a expressão escrita, o trabalho colaborativo e a sensibilização para a importância da preservação ambiental e da biodiversidade.

Uma Amizade com Asas

A turma do 1.º B participou na atividade “Uma Amizade com Asas”, dinamizada pela Dra. Joana e pela Dra. Fernanda, da Divisão de Educação da Câmara Municipal do Funchal.

Ao longo da sessão, os alunos foram convidados a ouvir e a explorar o conto “Uma Amizade com Asas”, da autoria de António Castro, que nos transporta para a história de Pantufinha e Tita. A narrativa destaca a forma como a amizade pode ultrapassar diferenças e criar ligações verdadeiras entre seres distintos.

O encontro foi também um momento de diálogo e reflexão sobre a importância da leitura e dos valores da amizade, terminando com uma atividade prática que contou com grande envolvimento da turma.

Scroll to Top