O ensino básico recorrente abrange os três ciclos de ensino (1º, 2º e 3º) e está integrado nos percursos educativos e formativos destinados a jovens a partir dos 15 anos e a adultos. Através desta modalidade, quem abandonou precocemente a escola, sem concluir o ensino básico, terá uma segunda oportunidade para concluir a escolaridade obrigatória de 9 anos.
Para quem O ensino básico recorrente pode ser um percurso indicado para si, se: – tem idade igual ou superior a 15 anos; – não concluiu o 1º ciclo (4º ano de escolaridade), o 2º ciclo (6º ano) ou o 3º ciclo (9º ano).
Caso não tenha concluído o ciclo de estudos anterior, poderá solicitar equivalências para as disciplinas que completou.
Acesso O acesso a qualquer dos ciclos do ensino básico recorrente exige uma das seguintes situações: – a apresentação de um certificado de conclusão do ciclo precedente; – a realização de uma avaliação diagnóstica.
A rede de oferta do ensino básico recorrente tem vindo progressivamente a ser substituída por outras ofertas de educação e formação.
Qual o objetivo O ensino básico recorrente permite-lhe, em qualquer etapa da sua vida, e de acordo com a sua disponibilidade, concluir a escolaridade básica (9º ano de escolaridade) e adquirir conhecimentos e competências consideradas essenciais para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.
O que é O ensino básico recorrente está estruturado em três ciclos: 1º ciclo – correspondente aos quatro primeiros anos de escolaridade; 2º ciclo – correspondente aos 5º e 6º anos de escolaridade; 3º ciclo – correspondente aos 7º, 8º e 9º anos de escolaridade.
O 1º ciclo do ensino básico recorrente permite-lhe essencialmente desenvolver a capacidade de usar corretamente a língua portuguesa (oral e escrita) e conceitos de matemática em situações do quotidiano. O 2º e o 3º ciclos permitem-lhe prosseguir estudos e desenvolver algumas competências profissionais.
O ensino recorrente apresenta-se como uma segunda oportunidade de educação para os que dela não usufruiram em idade própria ou que não a completaram e para aqueles que a procuram por razões de promoção cultural e profissional.
Constitui-se, assim, uma vertente da educação de adultos que, de uma forma organizada e segundo um plano de estudos, conduz à obtenção de um grau e à atribuição de um diploma ou certificado, equivalentes aos conferidos pelo ensino diurno.
X
Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.Ok