A Escola
Resenha histórica
A Escola do Lombo do Guiné, P3 – área aberta, abriu as suas portas à Comunidade Escolar no dia 11 de Novembro de 1981 com 97 alunos, 3 Professores e 1 Auxiliar, sendo os Professores: Maria Bernardina de Jesus, Maria Clara Ferreira Jardim e Maria Cecília Pereira de Gouveia e a Funcionária auxiliar: Maria Ferreira Leça.
O acesso à Escola era ainda de terra batida e, durante o Inverno, os alunos iam de “botas de água”. Fazia parte deste núcleo um edifício situado no cimo do Sítio das Faias, uma casa particular, frequentado por 50 alunos: 23 alunos da 1ª fase e 27 alunos da 2ª fase, com idades compreendidas entre os 6 e os 13 anos.
No ano letivo 1982 / 1983, estes alunos vieram para o novo edifício. Esta Escola funcionou em regime de acumulação durante alguns anos. Neste mesmo ano letivo, dá-se o início do Pré-escolar, apenas com uma sala de atividades sendo a Educadora de Infância: Rita Maria Carvalho dos Santos Mascouto.
Desta forma esteve organizado o funcionamento da Escola do Lombo do Guiné, durante alguns anos, e assim permaneceu até ao fim do 2º período do ano letivo de 1997/98, momento em que passou a funcionar como Escola a Tempo Inteiro (E.T.I.).
(Resenha foi elaborada pela professora aposentada: Maria Cecília Pereira de Gouveia, que desempenhou funções docentes, nesta escola, à data da sua inauguração.)
No ano letivo 2013-2014, mais precisamente no dia 25-11-2013, criamos a valência de creche para crianças com idades compreendidas entre os 4 meses e os 3 anos.
No ano letivo 2017-2018, mais precisamente no dia 11-9-2017, criamos a valência de transição, com o intuito de dividirmos a sala de creche em berçário e transição, ou seja, o berçário acolhe crianças desde os 4 meses até aos 18 meses e a transição acolhe crianças desde os 18 meses até aos 3 anos de idade.
Desde o dia 2-10-2017, abrimos a Universidade Sénior da Calheta, destinada à população adulta, e que pretende favorecer a sua integração, social, cultural e académica, no meio onde se localiza, utilizando os recursos humanos e materiais desta instituição. Em linhas gerais pretendemos minorar a solidão e o isolamento social.
Arlindo Carvalho, Diretor
Instalações
O edifício onde funciona a Escola Lombo do Guiné é uma construção que entrou em funcionamento em novembro de 1981.
A entrada principal dá acesso a um salão polivalente onde encontramos o gabinete do diretor/assistente técnica, a sala e as casas de banho dos professores/funcionários. Também existe um refeitório, com uma cozinha devidamente equipada, uma dispensa e lavandaria.
A escola tem 9 salas de aula.
Na ala Norte existem dois núcleos. Um no rés-do-chão, com duas salas: sala de transição (sala 4) e sala de creche (sala 3). Anexa a esta ala encontra-se a sala de Educação Especial (sala 11). Temos ainda neste piso casas de banho para meninos e meninas. No primeiro andar temos duas salas. Nas salas 1 e 2 funcionam atividades curriculares. Existe ainda uma zona comum, que geralmente funciona como Apoio Pedagógico Acrescido. Temos também casas de banho para ambos os géneros.
A ala Sul é constituída também por dois núcleos, com zona comum e igualmente com duas salas cada uma. No rés-do-chão funciona: na sala 8, a Pré dos 4/5 anos e na sala 9, a Pré dos 3/4 anos. Tem uma zona comum que funciona como acolhimento das crianças na parte da manhã. No primeiro andar funciona: ludoteca; a sala 5, que funciona como sala TIC e de atividades curriculares; a sala 6, que é um Estúdio Musical; a sala 7, onde decorrem atividades curriculares, de Expressão Musical, Expressão Plástica, Estudo e Inglês. Nesta ala sul, no primeiro piso tem casas de banho para meninos e meninas e no rés do chão tem casas de banho para ambos os géneros e adaptadas à sua faixa etária.
O espaço exterior é composto por: um polidesportivo descoberto, um parque infantil com baloiços e escorregas, e também, um pequeno jardim, uma horta biológica/pedagógica e vários canteiros de plantas em redor da escola.
Em suma, as instalações encontram-se em boas condições, só havendo alguns focos de humidade em algumas paredes das salas.