Áreas Problemáticas

Atendendo ao meio e às características dos alunos desta escola e tendo em conta os dados do relatório de autoavaliação da escola, e do anterior Projeto Educativo de Escola, as nossas opções curriculares orientam-se no sentido de desenvolver um conjunto de ações e projetos para dar resposta aos problemas e necessidades diagnosticadas, nomeadamente:

A. Indisciplina: Necessidade de continuar a combater a indisciplina e a falta de competências socioemocionais dos alunos;

B. Falta de envolvimento dos EE: Necessidade de melhorar o acompanhamento dos educandos no seio familiar dos alunos;

C. Sucesso escolar: Necessidade de manter os níveis de sucesso escolar atingidos no último quadriénio, apesar de:

  1. Ainda existirem alguns indicadores de insucesso nas disciplinas de Português e Matemática comparativamente às restantes disciplinas;
  2. Existir alguma falta de consolidação de aprendizagens em todas as disciplinas, em particular no Português e na Matemática decorrente do período pandémico do Covid-19;
  3. Existirem dificuldades transversais na leitura, escrita e oralidade e no raciocínio lógico matemático.

D. Dificuldades de Aprendizagem: Necessidade de melhorar a inclusão dos alunos com dificuldades de aprendizagem nas atividades escolares e no acesso ao currículo;

E. Falta de Interesse nas Atividades Escolares: Necessidade de expandir a flexibilidade curricular como forma de combate ao desinteresse dos alunos nas atividades escolares;

F. Reduzido envolvimento da comunidade escolar nas atividades desenvolvidas pela escola.