Identidade

Visão

Orientamo-nos no sentido de uma conceção de escola centrada nas aprendizagens dos seus alunos e na criação de oportunidades educativas de sucesso para todos, flexível no delineamento dos percursos de aprendizagem, porque atenta à diversidade.

A nossa intervenção educativa enquadra-se no desenvolvimento do currículo com vista a concretizar o perfil do aluno, em conformidade com os princípios, áreas de competências e valores, definidos no documento orientador “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”.

Missão

Contribuir para o melhoramento da sociedade, formando cidadão críticos, responsáveis, tolerantes, cooperantes, autónomos e conscientes dos seus direitos e deveres, capazes de atuar como agentes de mudança num ambiente participativo, aberto e integrador.

Trabalhamos no sentido de construir:

1. Um lugar onde os alunos são valorizados nas suas aprendizagens, porque se sentem úteis, porque sentem que a escola gosta deles, ou seja, um espaço de criação e desenvolvimento de um projeto de vida;
  2. Uma escola aberta à comunidade envolvente e a um crescente envolvimento dos pais e encarregados de educação nos processos educacionais dos seus educandos, coresponsabilizando-os no sucesso educativo destes;
  3. Um espaço propício ao desenvolvimento de competências e ao aperfeiçoamento profissional para o pessoal docente e não docente, construtor de níveis de excelência e potenciadores de uma escola de sucesso.

Autonomia | Cooperação | Inclusão

• Ao nível do valor da Autonomia, queremos fomentar a autonomia e a criatividade no trabalho desenvolvido por todos os intervenientes nos processos de ensino e aprendizagem, incutindo o sentido de responsabilidade, exigência e competência que lhes são inerentes.
  • No que respeita ao valor da Cooperação, queremos facilitar um ambiente de trabalho colaborativo que se paute pelo Respeito, Compreensão e Tolerância entre todos os atores educativos;
  • Já no que respeita ao valor da Inclusão, queremos continuar a dar resposta à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos discentes, fomentando a sua participação nos processos de aprendizagem e participação crítica, ativa e construtiva na vida da comunidade educativa em que se inserem.