O projeto Caminhar, Construir e Capacitar, está inserido na Ação-Chave1 – KA122 e é coordenado pelas docentes Rosalina Gomes e Sónia Cortesão.

Os objetivos do projeto são capacitar o pessoal docente e não docente de ferramentas para trabalhar a diversidade cultural, social, a inclusão, melhorar as competências digitais e linguísticas e aumentar o trabalho e a qualidade das práticas da instituição em relação às alterações climáticas e ao desenvolvimento sustentável. A duração do projeto é de 18 meses e teve início a 1 de junho de 2024

Formação Erasmus+ Amesterdão, Países Baixos
(10 a 15 de fevereiro de 2025)

Entre os dias 10 e 15 de Fevereiro de 2025 os Assistentes Operacionais Orlando Vieira, Nicholas Câmara e Assistente Técnica de biblioteca Lubélia Melim participaram na atividade formativa “English Language Course for Beginners na Europass Teacher  Academy, que se realizou em Amesterdão,  Países Baixos. Além da aprendizagem nos domínios da Oralidade e da Escrita, destaca se o convívio enriquecedor com colegas de outras nacionalidades, bem como visitas a locais de relevante interesse cultural. Esta foi também uma oportunidade de promover a Ilha Dourada, locais de interesse, atividades culturais, gastronomia e praia.  A finalizar, o grupo agradece a oportunidade que foi dada a participar neste projeto que é,  sem dúvida, uma mais-valia para o nosso crescimento pessoal e profissional.

Formação Erasmus+ Dublin, Irlanda
(3 a 8 de fevereiro de 2025)

No âmbito do projeto Erasmus+ KA122, Ensino Escolar (SCH) – “Caminhar, Construir e Capacitar” a docente Maria Elma Câmara Gomes de Sousa participou na atividade formativa “Artificial Intelligence Tools for Language Teachers”, na Europass Teacher Academy, que se realizou em Dublin, na Irlanda entre os dias 3 e 8 de Fevereiro de 2025.

“Foi uma experiência verdadeiramente enriquecedora, que me proporcionou uma nova perspetiva sobre o ensino e a aprendizagem na era digital. Através da tecnologia, descobri formas eficazes de promover o pensamento crítico, apoiar a autoavaliação e incentivar a responsabilidade no processo de aprendizagem – competências essenciais tanto para professoras e professores quanto para alunas e alunos no mundo atual.


Um dos aspetos mais marcantes do curso foi a maior conscientização sobre os riscos e desafios éticos da IA na educação. Como educadora, tenho a responsabilidade de orientar as minhas alunas e os meus alunos não apenas no uso da IA como ferramenta, mas também na compreensão das suas implicações e na tomada de decisões informadas. Essa consciência ajuda a desenvolver um senso de responsabilidade, permitindo que assumam o controle do próprio processo de aprendizagem, em vez de dependerem passivamente da tecnologia.

O que tornou a formação ainda mais inspiradora foi a paixão e competência da nossa formadora, Emma. O seu entusiasmo era contagiante, e ela demonstrou uma habilidade extraordinária para envolver e capacitar todas as professoras presentes. Através de atividades interativas, discussões instigantes e experiências práticas, mostrou-nos que a IA não se trata apenas de automação, mas sim de potenciar o talento humano na educação.

Este curso mudou verdadeiramente a forma como vejo o meu papel como professora na era digital. Agora, sinto-me mais motivada do que nunca para integrar a IA de maneira consciente e estratégica no meu ensino, garantindo que ela seja uma ferramenta para crescimento, empoderamento e experiências de aprendizagem significativas. O Erasmus+ voltou a demonstrar ser uma plataforma inestimável para o desenvolvimento profissional e pessoal, e estou profundamente grata pelos conhecimentos adquiridos e pelas conexões criadas ao longo desta experiência inesquecível .”