O projeto Caminhar, Construir e Capacitar, está inserido na Ação-Chave1 – KA122 e é coordenado pelas docentes Rosalina Gomes e Sónia Cortesão.

Os objetivos do projeto são capacitar o pessoal docente e não docente de ferramentas para trabalhar a diversidade cultural, social, a inclusão, melhorar as competências digitais e linguísticas e aumentar o trabalho e a qualidade das práticas da instituição em relação às alterações climáticas e ao desenvolvimento sustentável. A duração do projeto é de 18 meses e teve início a 1 de junho de 2024

Formação Erasmus+ Porto Santo, Portugal(31 de março a 4 de abril de 2025)

No âmbito do projeto Erasmus+, Caminhar, Construir e Capacitar, a nossa escola recebeu, durante esta semana, alunos oriundos da Eslováquia (Catholic Primary School St Gorazd, Namestovo) e de Malta (The Archbishop’s Minor Seminary) que participaram num programa de mobilidade de grupo e intercâmbio com alunos na nossa ilha.

Apesar da instabilidade do tempo, que obrigou a alguns ajustes no programa, os dias foram repletos de atividades e aventuras pela nossa ilha. Na terça-feira participaram numa campanha de limpeza na praia da Fontinha e à tarde puderam aproveitar a praia. Na quarta-feira visitaram vários pontos da ilha num passeio de jeep, seguindo-se um agradável almoço convívio e atividades desportivas no Pavilhão do Sporting. Na quinta-feira visitaram a Casa Colombo – Museu do Porto Santo e dos Descobrimentos Portugueses. Na sexta-feira participaram nas atividades de encerramento do 2º período na nossa escola – assistiram aos espetáculos musicais e desportivos, participaram nas diferentes atividades pela escola, experimentaram o tiro com arco e as professoras da Eslováquia participaram no jogo de voleibol ao final da manhã. Houve ainda tempo para o encerramento oficial desta semana de intercâmbio, com a habitual entrega de diplomas aos alunos e professores visitantes. Ao longo da semana e sempre que possível, os alunos visitantes acompanharam os seus anfitriões e assistiram a algumas aulas.

Estas atividades estiveram sob a coordenação das professoras Sónia Cortesão e Rosalina Gomes, coordenadoras do projeto e com o apoio da professora Isabel Oliveira. As docentes agradecem a colaboração e a disponibilidade de todos os envolvidos nas atividades ao longo da semana, à D. Lubélia pelo apoio logístico e colaboração, aos professores Miguel Silva, Fátima Gonçalves e Luísa Espínola ao Museu Casa Colombo à Câmara Municipal do Porto Santo, ao Sporting Clube do Porto Santo e à Vanessa Melim. Um agradecimento especial aos encarregados de educação que foram excecionais, Muito obrigada!

Aos nossos visitantes agradecemos a simpatia com que aderiram a todas as atividades e desejos que regressem bem e em segurança às suas casas. Esperemos que levem um pouco do Porto Santo no coração

Formação Erasmus+ Atenas, Grécia (17 a 21 de março de 2025)

No âmbito do projeto ERASMUS+ “Caminhar, Construir e Capacitar”, as docentes Júlia Soares, Susana Rodrigues e Zulmira Ruivo participaram na formação “Happy Lesson ; Valuable Tips to Create a Joyful Classroom”, que decorreu em Atenas, Grécia, entre os dias 17 e 21 de março.

Esta formação proporcionou, não só novos conhecimentos sobre estratégias inclusivas de ensino, como também promoveu uma rica interação entre profissionais da educação de diferentes países. Através da troca de experiências foi possível explorar práticas pedagógicas diversificadas e fomentar a reflexão sobre os desafios da educação no contexto global.

Além disso, esta formação revelou-se uma excelente oportunidade para apresentar as belezas e a cultura singular da nossa ilha a um público internacional, reforçando o seu valor e identidade.

As docentes sublinharam a importância desta iniciativa, agradecendo profundamente às coordenadoras do projeto pelo seu compromisso e dedicação. Foi, sem dúvida, uma vivência de grande impacto pessoal e profissional. Os agradecimentos são extensivos às entidades Câmara Municipal do Porto Santo, Junta de Freguesia do Porto Santo, Draps e Hélios Bar. Juntos continuamos a dar vida e destaque ao potencial único do Porto Santo, partilhando as suas maravilhas a nível internacional.

Formação Erasmus+ Atenas, Grécia
(3 a 7 de março de 2025)

Os professores Jorge Dias e João Carlos Silva participaram na atividade formativa “Successful Strategies for Teaching Students with Special Needs in Every Classroom”, que teve lugar em Atenas, Grécia, entre os dias 3 e 7 de março.

Para além dos conteúdos abordados, importa destacar a relevante troca de experiências com escolas de diversas nacionalidades, num ambiente de trabalho dinâmico e enriquecedor. Esta formação constituiu igualmente uma excelente oportunidade para promover a nossa ilha em contexto internacional.

Os docentes expressam o seu profundo agradecimento pela oportunidade concedida, bem como pelo empenho e dedicação das coordenadoras do projeto. Sem dúvida, foi uma experiência extremamente enriquecedora, tanto a nível profissional como pessoal.

Formação Erasmus+ Amesterdão, Países Baixos
(10 a 15 de fevereiro de 2025)

Entre os dias 10 e 15 de Fevereiro de 2025 os Assistentes Operacionais Orlando Vieira, Nicholas Câmara e Assistente Técnica de biblioteca Lubélia Melim participaram na atividade formativa “English Language Course for Beginners na Europass Teacher  Academy, que se realizou em Amesterdão,  Países Baixos. Além da aprendizagem nos domínios da Oralidade e da Escrita, destaca se o convívio enriquecedor com colegas de outras nacionalidades, bem como visitas a locais de relevante interesse cultural. Esta foi também uma oportunidade de promover a Ilha Dourada, locais de interesse, atividades culturais, gastronomia e praia.  A finalizar, o grupo agradece a oportunidade que foi dada a participar neste projeto que é,  sem dúvida, uma mais-valia para o nosso crescimento pessoal e profissional.

Formação Erasmus+ Dublin, Irlanda
(3 a 8 de fevereiro de 2025)

No âmbito do projeto Erasmus+ KA122, Ensino Escolar (SCH) – “Caminhar, Construir e Capacitar” a docente Maria Elma Câmara Gomes de Sousa participou na atividade formativa “Artificial Intelligence Tools for Language Teachers”, na Europass Teacher Academy, que se realizou em Dublin, na Irlanda entre os dias 3 e 8 de Fevereiro de 2025.

“Foi uma experiência verdadeiramente enriquecedora, que me proporcionou uma nova perspetiva sobre o ensino e a aprendizagem na era digital. Através da tecnologia, descobri formas eficazes de promover o pensamento crítico, apoiar a autoavaliação e incentivar a responsabilidade no processo de aprendizagem – competências essenciais tanto para professoras e professores quanto para alunas e alunos no mundo atual.


Um dos aspetos mais marcantes do curso foi a maior conscientização sobre os riscos e desafios éticos da IA na educação. Como educadora, tenho a responsabilidade de orientar as minhas alunas e os meus alunos não apenas no uso da IA como ferramenta, mas também na compreensão das suas implicações e na tomada de decisões informadas. Essa consciência ajuda a desenvolver um senso de responsabilidade, permitindo que assumam o controle do próprio processo de aprendizagem, em vez de dependerem passivamente da tecnologia.

O que tornou a formação ainda mais inspiradora foi a paixão e competência da nossa formadora, Emma. O seu entusiasmo era contagiante, e ela demonstrou uma habilidade extraordinária para envolver e capacitar todas as professoras presentes. Através de atividades interativas, discussões instigantes e experiências práticas, mostrou-nos que a IA não se trata apenas de automação, mas sim de potenciar o talento humano na educação.

Este curso mudou verdadeiramente a forma como vejo o meu papel como professora na era digital. Agora, sinto-me mais motivada do que nunca para integrar a IA de maneira consciente e estratégica no meu ensino, garantindo que ela seja uma ferramenta para crescimento, empoderamento e experiências de aprendizagem significativas. O Erasmus+ voltou a demonstrar ser uma plataforma inestimável para o desenvolvimento profissional e pessoal, e estou profundamente grata pelos conhecimentos adquiridos e pelas conexões criadas ao longo desta experiência inesquecível .”