O objetivo deste projeto passa por olhar as cores como ponte de
conexão de uma sociedade, aumentando os pontos comuns e
diminuindo as diversidades e discrepâncias.
Não devemos esquecer que o uso de determinadas cores podem
facilitar a nossa vida, como por exemplo na sinalização existente nas estradas, nas bandeiras da praia, entre outros.
Entre 30 de setembro e 04 de outubro, no âmbito do programa Erasmus+, KA210, Ação Chave 2- Parcerias de pequena escala na educação escolar com o projeto “Power of Colors”, um grupo de alunos e professores provenientes da Turquia, da Roménia, da Polónia foram recebidos pela nossa escola, sendo esta a última mobilidade do projeto que teve início em novembro de 2022. A nossa escola fez os possíveis por deixar uma boa memória nos parceiros do projeto que agora termina.
O objetivo deste projeto passa por olhar as cores como ponte de conexão de uma sociedade, aumentando os pontos comuns e diminuindo as diversidades e discrepâncias.
Cada escola escolheu uma cor a trabalhar: Azul-Polónia, Amarelo-Roménia, Verde-Turquia e Dourado- Portugal, tendo cada escola encontrado o lugar e a importância da cor escolhida no quotidiano e na sua cultura.
Durante essa semana, a cor predominante foi sem dúvida o dourado, tendo em conta que essa é a cor que a escola do Porto Santo escolheu para trabalhar ao longo do projeto.
As famílias dos alunos envolvida no projeto, da nossa escola acolheram os alunos provenientes dos países parceiros durante aquela semana, partilhando conhecimentos sobre a cultura local e puderam também assistir a aulas na nossa escola.
No âmbito do projeto Erasmus + “Flower Power”, My Madeira Island trouxe ao Porto Santo um grupo de 30 jovens provenientes da Bélgica, Espanha e da Ilha da Madeira para uma excelente semana de novas aprendizagens. O grupo chegou no dia 31 de março e, no dia do regresso à Ilha da Madeira, 08 de abril, terminaram a mobilidade promovendo as oportunidades dos projetos Erasmus+ e apresentando na nossa escola os trabalhos desenvolvidos ao
longo da semana, onde puderam estar presentes os alunos do 11ºCT, acompanhados pelo professor Leonardo Ferreira. O professor Paulo Almeida fez aos honras da casa!
É inspirador ver como o Erasmus+ proporciona experiências enriquecedoras e intercâmbio cultural entre jovens de diferentes países. Parabéns a todos os participantes e aos professores envolvidos!
No passado dia 06 do mês de abril, quatro alunos e duas professoras Dalila Peixe e Elisabete Santos da Escola Básica e Secundária com Pré -escolar e Creche Professor Dr. Francisco de Freitas Branco da ilha do Porto Santo, no âmbito do programa Erasmus+, KA210, Ação Chave 2- Parcerias de pequena escala na educação escolar com o projeto “Power of Colors”, deslocaram-se a Zimnicea, na Roménia, onde foram calorosamente recebidos no dia 08 do mesmo mês, pela escola Palatul Copiilor Alexandria- Structura Clubul Copliilor Zimnicea, parceira do projeto.
Entre 08 e 12 de abril tiveram a oportunidade de conhecer melhor os outros parceiros do projeto: Turquia e Polónia.
Durante essa semana, a cor predominante foi sem dúvida o amarelo, uma das cores da bandeira do país, tendo em conta que essa é a cor que a escola da Roménia escolheu para trabalhar ao longo do projeto.
Tiveram a oportunidade de visitar várias escolas em Zimnicea, acompanhados pelo Presidente da Câmara e em Alexandria, onde foram também recebidos pela vice-presidente da Câmara.
Puderam ainda ensinar os mais curiosos a fazer pulseiras em macramé…. E que sucesso fizeram!
Um dos momentos altos do evento aconteceu aquando a entrega dos certificados, numa igreja em Zimnicea, pelo Presidente da Câmara que tão bem nos acolheu ao longo da semana de mobilidade que não podia terminar da melhor forma, com a visita à capital do país – Bucareste!
No passado dia 11 do mês de novembro, duas professoras Dalila Peixe e Fátima Guerra da Escola Básica e Secundária com Pré-escolar e Creche Professor Dr. Francisco de Freitas Branco, da ilha do Porto Santo, no âmbito do programa Erasmus+, KA210, Ação Chave 2- Parcerias de pequena escala na educação escolar com o projeto “Power of Colors”, deslocaram-se a Radzyń Chełmiński, na Polónia, onde foram recebidas no dia 13 do mesmo mês, pela escola Zespół Szkół w Radzyniu Chełmińskim, coordenadora do projeto.
Entre 13 e 17 de novembro, tiveram a oportunidade de conhecer melhor os outros parceiros do projeto: Turquia, Roménia e Polónia. A conclusão do projeto que agora se inicia no terreno está prevista para dezembro de 2024. Durante essa semana, a cor predominante foi sem dúvida o azul, tendo em conta que essa é a cor que a escola da Polónia escolheu para trabalhar ao longo do projeto.
Pudemos “viajar” pela escola como se fosse a aldeia dos Smurfs, as crianças rigorosamente vestidas, eram os seus habitantes e tivemos a oportunidade de jogar, dançar e até de cozinhar numa aldeia imaginária, onde todos sabiam bem o papel que desempenhavam.
Pudemos ainda confecionar a “escarpiada” levando assim um pouco da nossa cultura aos países parceiros. Ensinamos ainda como fazer origamis a alunos, que de uma certa forma, pareciam querer aprender tudo muito rápido.
Todos queriam saber de onde vínhamos, e quando falávamos em Portugal, lá vinha o grito “siiiiiiim” do nosso Cristiano Ronaldo.