No âmbito do projeto Eco-Escolas, em comemoração do “Dia da Terra”, os alunos participaram recentemente numa ação de recolha de lixo, desenvolvida em articulação com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. A iniciativa decorreu numa área envolvente à escola e contou com o envolvimento dos alunos do 5.ºA e dos alunos que frequentam o projeto. Durante a atividade, foram recolhidos diversos tipos de resíduos, com destaque para plásticos, embalagens e outros materiais indevidamente descartados. Para além da componente prática, a ação serviu também como momento de sensibilização, promovendo a reflexão sobre os impactos do lixo no meio ambiente e a importância de comportamentos responsáveis no dia a dia. Ao envolver os alunos em experiências concretas, o projeto incentiva o desenvolvimento de valores como o respeito pela natureza, a responsabilidade ambiental e a cidadania ativa. Ficam alguns registos da atividade!
Em março e em abril a nossa escola recebeu um aluno da Bélgica e duas professoras da Eslovénia, no âmbito de projetos Erasmus+.
Estas iniciativas, da responsabilidade do Projeto +Empatia, têm por objetivo ampliar os nossos contactos com escolas de outros países, fortalecendo laços e partilhando experiências que nos aproximam mais uns dos outros enquanto seres humanos.
Para o Seth, da Talentenschool Turnhout, foram duas semanas fantásticas, não só pelas novas amizades que fez e as aprendizagens que leva consigo, mas também pela oportunidade de conhecer a Madeira e a nossa natureza.
Quanto às docentes de Maribor, tiveram a oportunidade de assistir a aulas e participar em vários tipos de atividades, nomeadamente uma iniciativa de limpeza da praia com uma das turmas do 10.º ano. Foi uma semana de atividades pedagógicas, mas também de experiências culturais únicas, que terminou com a promessa de novos encontros.