A falta de educação para a sustentabilidade determinou-nos a avançar para este projeto. O objetivo é desenvolver a capacidade nos professores e alunos para alcançarem competências para o desenvolvimento e manutenção para a sustentabilidade.
 
Além de adquirir conhecimento e compreensão, pretende-se o desenvolvimento de competências práticas (DIY). O pressuposto, é que alunos e professores se tornem líderes na defesa e promoção da sustentabilidade na escola e na comunidade.
 
Com a sua implementação pretende-se o desenvolvimento de competência para a produção e consumo responsáveis que levem a uma mudança de atitudes e novos hábitos.
 
Este projeto desenvolve-se desde o ano letivo 2023-24 até 2025-26, tem como parceiros escolas e instituições de sete países (Bélgica, Itália, Croácia, Turquia, Roménia, Letónia e Polónia) e da nossa parte estamos empenhados em construir um melhor futuro para todos e a assumir a responsabilidade de sermos atores de mudança.
 
Juntem-se a nós, todos juntos vamos mais longe.

Mobilidade à Roménia – Projeto Erasmus+ “IT’s Time”

Entre os dias 19 e 23 de maio de 2025, a nossa escola participou em mais uma mobilidade no âmbito do projeto Erasmus+ “IT’s Time”, desta vez na cidade de Bistrița, na Roménia. A atividade decorreu no Colegiul Național Liviu Rebreanu e contou com a presença de quatro alunos e dois professores da delegação portuguesa.

O projeto “IT’s Time” promove o desenvolvimento de comportamentos sustentáveis e visa inspirar uma mudança de mentalidades em relação à forma como nos relacionamos com o ambiente. Cada mobilidade centra-se num tema específico ligado à sustentabilidade — e, nesta edição, o tema principal foi o “Slow Fashion”, uma abordagem consciente ao vestuário, em contraste com o modelo de consumo rápido (fast consumption) que domina a indústria da moda atual.

Durante a semana, os participantes refletiram sobre os impactos ambientais e sociais da fast fashion, exploraram alternativas sustentáveis e analisaram como as escolhas individuais podem influenciar positivamente o planeta:

  • No Workshop de Arte Sustentável, cada equipa foi desafiada a criar uma obra de arte a partir de calçado usado, demonstrando que é possível dar nova vida a objetos e simultaneamente transmitir mensagens com impacto ambiental e social.
  • O workshop sobre o cânhamo como recurso ecológico incluiu uma vertente prática de produção artesanal de papel a partir das suas fibras, revelando o potencial deste material como alternativa sustentável.
  • As sessões “The Hidden Cost of Denim” e “Behind the Label” abordaram os efeitos da produção têxtil, desde os processos poluentes à exploração laboral, incentivando os alunos a pensar de forma crítica e informada sobre as marcas e os produtos que consomem.
  • Como culminar desta reflexão, cada aluno criou o seu “My Slow Fashion Pledge”, assumindo compromissos concretos com práticas de consumo mais responsáveis — como comprar menos, reutilizar, reparar, trocar ou doar roupa.
  • A visita à organização Tășuleasa Social e à Via Transilvanica reforçou a ligação entre sustentabilidade, comunidade e mobilidade ecológica. A visita às minas de sal de Turda destacou a importância de proteger ambientes naturais e promover um turismo consciente.
  • Houve ainda espaço para oficinas criativas, dinâmicas de grupo, partilhas entre países parceiros e momentos de convívio que fortaleceram os laços europeus.

A semana terminou com a avaliação da mobilidade, entrega de certificados e uma emotiva despedida entre alunos, professores e famílias anfitriãs.

Esta mobilidade foi uma oportunidade única de crescimento pessoal e coletivo, onde se discutiram problemas reais e se ensaiaram soluções práticas. O projeto “IT’s Time” continua a dar voz e ferramentas aos jovens para que estes se tornem agentes de mudança, com atitudes mais conscientes, sustentáveis e solidárias.

Uma Experiência Inesquecível na Letónia – Erasmus+ “It’s Time”

Lixarte

Erasmus + “It´s Time” – workshop DIY – LixARTE

Peddy Paper “It´s Time”

Peddy Paper “It´s time”

Participa no Peddy Paper “It´s Time”

Projeto Erasmus+ “It´s Time” na Bélgica

Entre os dias 6 e 13 de outubro, tivemos a oportunidade de participar numa mobilidade do projeto Erasmus+ IT’S TIME, através do Clube Europeu da nossa escola. A representar Portugal, fomos quatro alunos, acompanhados por dois docentes. Cada aluno foi acolhido por um colega da escola anfitriã, e pela respetiva família, na cidade de Zottegem. Viver o dia-a-dia de (e com) uma família belga foi uma forma de conhecer novos costumes e, acima de tudo, uma lição de adaptação e empatia.

Para além de Portugal, o projeto reuniu participantes de mais sete países: Bélgica, Croácia, Itália, Letónia, Polónia, Roménia e Turquia, e teve como foco a sustentabilidade. Durante a nossa estadia, representámos a nossa escola, partilhando algumas das iniciativas que a nossa comunidade educativa desenvolve e que reforçam o nosso compromisso com a educação ambiental. Foi importante constatar que nas escolas europeias há um esforço conjunto para formar cidadãos mais conscientes e comprometidos com o futuro do nosso planeta.

Além das apresentações, participámos em atividades que ampliaram a nossa visão sobre a sustentabilidade. Refletimos sobre questões fundamentais relacionadas com os desafios globais que enfrentamos atualmente através de jogos sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e workshops focados no desperdício alimentar e na preservação dos recursos naturais. Uma das experiências mais marcantes da semana foi uma atividade de caiaque, durante a qual recolhemos lixo de um rio local – uma ação prática que nos fez refletir sobre o impacto direto das nossas ações no meio ambiente.

Além das atividades diretamente relacionadas com o projeto, também tivemos a oportunidade de conhecer algumas das mais belas cidades belgas. Em Bruxelas, visitámos o Parlamento Europeu e fomos à BELEXPO. Já em Bruges, usufruímos de um passeio de barco em que fomos transportados numa verdadeira viagem no tempo. A cidade, com os seus canais e ruas medievais, parece ter saído de um conto de fadas. Com as nossas famílias anfitriãs, provámos algumas especialidades belgas, como os deliciosos waffles e os chocolates artesanais. Claro que não podíamos deixar de experimentar as famosas batatas fritas belgas, o que tornou a nossa imersão na cultura local ainda mais completa.

Foi uma semana repleta de aprendizagens. Conhecer e fazer amigos de diferentes países e trabalhar em conjunto em prol de um objetivo comum foi uma experiência enriquecedora, que contribuiu significativamente para o nosso desenvolvimento pessoal e social. Percebemos que, apesar das nossas diferenças, partilhamos a responsabilidade de cuidar do planeta, e cada pequena ação conta.

Testemunho das alunas do Projeto

Scroll to Top