🧠 Serviço de Psicologia e Orientação (SPO)

Escola Básica e Secundária de Santa Cruz

O que é o SPO

O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) é uma unidade especializada de apoio educativo, integrada na rede pública do Ministério da Educação. É um serviço que, de forma coordenada com os órgãos da escola e com as estruturas de orientação educativa, promove a existência de condições que assegurem a plena integração escolar dos alunos, nos aspetos pedagógicos e socioeducativos.

Áreas de Atuação:
  • Apoio psicopedagógico
  • Orientação escolar e profissional
  • Apoio ao desenvolvimento das relações na comunidade educativa

Competências do SPO

O Serviço de Psicologia e Orientação desenvolve a sua ação nos domínios do apoio psicopedagógico a alunos e professores, da orientação escolar e profissional e do apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da comunidade escolar. (Competências definidas pelo Decreto-Lei 190/91 de 17 de Maio).

📚 Apoio Psicopedagógico

  • Colaborar com educadores e professores
  • Identificar causas de insucesso escolar
  • Avaliar problemas de desenvolvimento e aprendizagem
  • Elaborar relatórios técnico-pedagógicos
  • Articular modalidades de compensação educativa
  • Propor encaminhamento de alunos com necessidades educativas

🎯 Orientação Escolar e Profissional

  • Apoiar o desenvolvimento da identidade pessoal
  • Planear atividades de orientação escolar
  • Realizar ações de informação profissional
  • Colaborar em visitas de estudo e estágios
  • Trabalhar com o Instituto de Emprego
  • Sensibilizar pais e comunidade

🤝 Apoio à Comunidade Educativa

  • Colaborar com órgãos de gestão escolar
  • Prevenir abandono e absentismo
  • Articular com serviços de saúde e segurança social
  • Desenvolver planos educativos individuais
  • Participar em formações e experiências pedagógicas
  • Propor protocolos com entidades externas

Quem Pode Recorrer?

Toda a comunidade escolar pode recorrer a este serviço:

  • 👨‍🎓 Alunos
  • 👩‍🏫 Professores
  • 📋 Diretores de turma
  • 👨‍👩‍👧‍👦 Pais e/ou encarregados de educação
  • 🏫 Outros agentes educativos

📖 Aprender a Estudar

🏠 Organização do Local de Estudo

A organização do espaço de estudo é fundamental e deve ser feita por ti, de modo a saberes como e onde encontrar todo o material necessário para o teu estudo.

O local de estudo deve:

  • 💡 Ser iluminado
  • 📦 Ser bem arrumado e organizado (brinquedos ou outros objetos podem distrair)
  • 🌬️ Ser bem ventilado (a ventilação do ar evita o cansaço e dores de cabeça)
  • 🌡️ Ter uma temperatura agradável para permitir uma melhor concentração

Não te esqueças de:

  • Criar um local de estudo sem distrações
  • Evitar que a música, a televisão e/ou o computador te distraiam
  • Tentar arranjar uma mesa espaçosa e uma cadeira confortável
  • Colocar, na tua mesa de trabalho, todo o material de que necessitas, antes de começares a estudar
  • Colocar os livros nas prateleiras
  • Deitar os papéis de que não necessitas no cesto do lixo
  • Arrumar a pasta para o dia seguinte
  • Deixar tudo em condições para retomares o trabalho no dia seguinte
Nota: Muitos alunos estudam e escrevem deitados em sofás ou na cama, em posturas que não favorecem a concentração, como também trazem prejuízos para a saúde e para a qualidade da caligrafia e da apresentação dos trabalhos escritos. Decide qual o local de estudo que mais condições reúne para um estudo de qualidade.
⏰ Organização do Horário de Estudo

Uma grande parte dos alunos não realiza um estudo regular. Outros limitam-se a fazer trabalhos de casa. Outros ainda estudam apenas na véspera dos testes.

É importante incluíres na tua rotina diária, um horário dedicado ao estudo. O que se pretende não é que deixes de realizar as tuas atividades de lazer, mas que consigas gerir o teu tempo, de modo a contemplares no teu dia a dia, um horário de estudo.

✅ Vantagens da elaboração de um horário de estudo:

  • Consciencializa para a necessidade do estudo diário e motiva para a sua realização
  • Se for dado a conhecer à família, este pode assumir o compromisso de ajuda no seu cumprimento

Características do horário de estudo:

Individual e realista, ou seja, deve:

  1. Basear-se nas atividades concretas a realizar
  2. Na possibilidade pessoal de levar essa planificação à prática

Equilibrado, prevendo:

  1. Os períodos de estudo mais longos nos dias com menos aulas
  2. Períodos de estudo mais curtos nos dias em que há mais aulas

📎 Documentos de Apoio

📅 Planificação da Sessão de Estudo

Diariamente precisas de planificar o teu estudo, nos períodos previstos no horário. As sessões de estudo podem ter objetivos diferentes, conforme sejam:

  • Mais curtas (nos dias muito sobrecarregados com aulas) – deves limitar-te a fazer as revisões da matéria dada no dia e os trabalhos de casa
  • Mais longas (nos dias com poucas aulas ou aos fins de semana) – deves para além destas tarefas fazer revisões mais aprofundadas e preparação de testes

⏱️ Dicas para planificar as sessões de estudo:

  • Período inicial: 5 minutos para preparação do material necessário
  • Duração de cada período de estudo: Entre 20 a 40 minutos de estudo
  • Intervalos entre os períodos de estudo: Os intervalos para descanso não devem ter uma duração superior a 10 minutos, nem devem ser dedicados a atividades demasiado motivadoras (ex: computador ou tv)

📊 Organização das disciplinas:

  • Início: uma disciplina de dificuldade média, para ajudar a “aquecer o motor”
  • Em seguida: disciplinas de maior dificuldade, para aproveitar o período de maior rendimento
  • Por fim: disciplinas mais fáceis, quando já se está mais cansado e o rendimento é menor
📓 Organização do Caderno Diário

O caderno diário é um importante instrumento de estudo, como tal deverás organizá-lo da melhor forma.

Sugestões para organizar o teu dossier de estudo:

  • Compra separadores e escreve o nome de cada disciplina em cada um
  • Coloca cerca de cinco folhas em cada separador de modo a evitar que andes carregado sem necessidade
  • No final, poderás colocar algumas micas identificadas com o nome da respetiva disciplina onde poderás guardar os testes e as fichas
  • No início, deverás colocar o calendário dos testes de avaliação
  • O horário escolar poderá ser colado no interior do dossier

No caderno diário deverás:

  • Registar o número da lição, a data e o sumário
  • Registar a informação indicada pelo professor
  • Realizar os exercícios e as atividades da aula
  • Arquivar material de apoio dado nas aulas e as fichas de avaliação
  • Fazer os trabalhos de casa
  • Anotar as dúvidas que surgem durante a sessão de estudo em casa

Em suma, o caderno diário deve estar:

  • ✅ Bem identificado (nome, número, ano, turma)
  • ✅ Limpo, organizado e em dia
  • ✅ Com letra legível

📎 Documentos de Apoio

📝 Preparação para os Testes de Avaliação

A preparação para os testes passa por três fases:

1️⃣ Antes dos testes de avaliação

É importante prepares os testes com antecedência:

  • Ver quantos dias/semanas faltam para o teste e qual a matéria que vai sair
  • Fazer um calendário de estudo, distribuindo a matéria pelos dias
  • Deixar um ou dois dias destinados a uma revisão global

Técnicas de revisões da matéria:

  • A leitura dos sublinhados, esquemas e resumos feitos anteriormente
  • A elaboração de questões sobre a matéria
  • A anotação das dúvidas e o recurso aos materiais escolares, a familiares, a amigos ou ao professor

2️⃣ Durante os testes de avaliação

Indicações para o dia do teste:

  • ⏰ Chegar a horas ao teste. Não te esqueças de levar todo o material necessário
  • 👂 Presta muita atenção a todas as indicações que o professor der
  • 📖 Antes de começares a responder, lê atentamente todo o teste
  • ✅ Começa pelas perguntas mais fáceis
  • 📋 Faz um pequeno esquema da resposta, para ela ser mais organizada
  • ⏱️ Vai controlando o tempo ao longo do teste
  • 🔍 Quando terminares lê o teste com atenção
  • 📤 Entrega o teste ao professor

3️⃣ Após os testes de avaliação

Depois de realizares o teste é importante compreenderes as razões que te levaram ao insucesso, de modo a encontrares caminhos alternativos.

Nota:

  • ✅ Apresentamos, de seguida, uma grelha que te permite efetuar a marcação dos testes. Preenche a Ficha: Marcação dos testes de avaliação;
  • ✅ Na ficha Estratégias para a realização de testes de avaliação, poderás encontrar de forma sistematizada as palavras mais frequentemente utilizadas nos testes e que causam problemas de descodificação por parte dos alunos. Com base nesta ficha poderás compreender o que se pretende em cada questão;
  • ✅ Antes de iniciares o estudo, deverás fazer um plano de estudo que te permite preparar para o teste de avaliação em questão. (Ficha: Plano de revisões para o teste de avaliação). Apresentamos também um exemplar preenchido, para que possa te servir de exemplo (Ficha: Plano de Revisões para o teste de Inglês);
  • ✅ Por fim, através da ficha Autoavaliação da realização do teste, poderás compreender as razões do insucesso. Deverás preenchê-la no sentido de transformar os fracassos em oportunidades de aprendizagem e, desta forma, analisar o tipo de erros que cometeste na realização do teste e encontrar uma estratégia de resolução.

Documentos e Formulários

Consulte e descarregue os documentos necessários para o processo de avaliação:

🔍 Anexo 1.2 ▶️Parâmetros da Avaliação 📝 Anexo 1.3 ▶️Modelo do Projeto Docente 📝 Anexo 1.4 ▶️Parecer do Projeto Docente 📝 Anexo 1.6 ▶️Modelo de Relatório de Autoavaliação

Calendário 2025/2026

Prazos Gerais

  • Até 7 de novembro de 2025: Entrega do Projeto Docente
  • de 03 a 05 de dezembro de 2025: Tomada de conhecimento da apreciação do Projeto Docente
  • Até 19 de junho de 2026: Entrega do Relatório de Autoavaliação Anual e do Relatório de Autoavaliação para os docentes abrangidos pelo artigo 28º

📞 Contactos

Psicóloga: Dr.ª Rubina Gomes

  • 📧 Email: andreia.6038@edu.madeira.gov.pt

  • 📞 Telefone: 291 520 050
  • 🏫 Todos os interessados devem preferencialmente efetuar marcação prévia, dirigindo-se às instalações do Serviço de Psicologia, pessoalmente ou através de email ou contacto telefónico.

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