Clube de Jogos Matemáticos

Clube/Projeto: Jogos Matemáticos – 1º, 2º 3º e 4º anos  

               

Docentes: Patrícia Camacho, Laurinda Nunes e Helga Abreu

Objetivos:


-Estimular o gosto pela disciplina da Matemática;

-Desenvolver o pensamento lógico;

-Consolidar conceitos matemáticos de forma lúdica;

-Fomentar a criatividade, o empenho e a motivação;

-Promover a capacidade de concentração/atenção;

-Realizar atividades lúdicas que se diferem das rotinas diárias das aulas curriculares;

-Promover a capacidade de interajuda e cooperação;

-Estimular a resiliência e a persistência;

-Desenvolver a capacidade de espírito crítico;

-Trabalhar em equipa;

-Respeitar e cumprir regras;

-Desenvolver o sentido de fairplay.

 

Atividades:

-Utilização de diferentes tipos de jogos (de tabuleiro, cartas, digitais) para atender a diversos estilos de aprendizagem;

-Apresentação de desafios progressivos começando com jogos mais simples e aumentando gradualmente a complexidade, permitindo aos alunos desenvolver confiança e habilidades;

-Realização de reflexão pós-jogo de forma a discutir estratégias, conceitos matemáticos envolvidos e o que cada aluno aprendeu;

-Aprendizagem e treino de jogos de tabuleiro: Dominório, Semáforo, Gatos e Cães, Rastros, Quarto, Damas, Tapatan, Damas, Xadrez, …

-Aprendizagem e execução de jogos lúdicos individuais ou coletivos: Tangran, jogos de memória, Quebra-cabeças, Torre de Hanói, Sudoku, Pentaminós, Dominó, triminó de equivalências, cartas e outros sugeridos pelos alunos;

-Realização de momentos introdutórios com explicação das regras de cada jogo e treino dos mesmos;

-Participação em concursos, a nível de escola e/ou regionais, relativos aos jogos matemáticos aprendidos. 

 

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