Clube/Projeto: Jogos Matemáticos – 1º, 2º 3º e 4º anos
Docentes: Patrícia Camacho, Laurinda Nunes e Helga Abreu
Objetivos:
-Estimular o gosto pela disciplina da Matemática;
-Desenvolver o pensamento lógico;
-Consolidar conceitos matemáticos de forma lúdica;
-Fomentar a criatividade, o empenho e a motivação;
-Promover a capacidade de concentração/atenção;
-Realizar atividades lúdicas que se diferem das rotinas diárias das aulas curriculares;
-Promover a capacidade de interajuda e cooperação;
-Estimular a resiliência e a persistência;
-Desenvolver a capacidade de espírito crítico;
-Trabalhar em equipa;
-Respeitar e cumprir regras;
-Desenvolver o sentido de fairplay.
Atividades:
-Utilização de diferentes tipos de jogos (de tabuleiro, cartas, digitais) para atender a diversos estilos de aprendizagem;
-Apresentação de desafios progressivos começando com jogos mais simples e aumentando gradualmente a complexidade, permitindo aos alunos desenvolver confiança e habilidades;
-Realização de reflexão pós-jogo de forma a discutir estratégias, conceitos matemáticos envolvidos e o que cada aluno aprendeu;
-Aprendizagem e treino de jogos de tabuleiro: Dominório, Semáforo, Gatos e Cães, Rastros, Quarto, Damas, Tapatan, Damas, Xadrez, …
-Aprendizagem e execução de jogos lúdicos individuais ou coletivos: Tangran, jogos de memória, Quebra-cabeças, Torre de Hanói, Sudoku, Pentaminós, Dominó, triminó de equivalências, cartas e outros sugeridos pelos alunos;
-Realização de momentos introdutórios com explicação das regras de cada jogo e treino dos mesmos;
-Participação em concursos, a nível de escola e/ou regionais, relativos aos jogos matemáticos aprendidos.