No dia 15 de novembro do atual ano letivo decorreu, na nossa escola, uma ação de sensibilização denominada “Alimentação Inteligente”, promovida pela equipa do Projeto de Educação Alimentar, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Diabetes.

Os alunos das turmas 1 do 7.º ano e 4 do 9.º ano foram os contemplados com a excelente abordagem da preletora convidada, a nutricionista Gonçalina Góis, que demonstrou rigor científico e pedagógico, enriquecendo a ação com atividades lúdicas e interativas.

Foram definidos três pilares onde assentam a Alimentação Inteligente, nomeadamente, os seguintes atributos: nutritiva, segura e sustentável.

Relativamente à alimentação nutritiva, realçou-se o caráter equilibrado e variado da mesma, com recurso à análise da Roda dos Alimentos, tendo sido apresentadas várias propostas de refeições diárias adequadas ao grupo etário dos alunos, com destaque para a primeira refeição do dia – o pequeno-almoço. A preletora insistiu em não ultrapassar as refeições principais e os lanches, bem como, a quantia de 25 gramas de açucar por dia, tendo em conta a prevenção da Diabetes.

No que diz respeito à alimentação segura, deu-se especial ênfase à necessidade de atender às condições de higiene, conservação e validade dos alimentos, bem como, a sua origem, designadamente, o modo de produção (sem pesticidas e sem metais pesados) e o tipo de embalagem.

Em relação à alimentação sustentável, destacou-se a importância de consumir alimentos da época e do local, poupando os recursos e reduzindo o desperdício.

Os alunos participaram de forma ativa na ação, tendo demonstrado interesse e atenção.

Professoras: Carla Velosa, Paz Oliveira e Susana Brandão