Escola promove sessões sobre Integridade e transparência

No dia 10 de dezembro, a Escola Básica com Pré-escolar e Creche dos Louros promoveu sessões de sensibilização sobre transparência e integridade, integradas no seu plano de atividades enquanto escola da RedEscolas Anticorrupção, programa da Associação All4Integrity, e assinalando o Dia Internacional Contra a Corrupção, comemorado a 9 de dezembro.

Numa primeira fase, as sessões foram dirigidas a duas turmas do 3.º ciclo, 7.º1 e 8.º3, constituindo um momento de análise, reflexão e partilha, em consonância com o Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção (PPRC) da escola. Ao longo das atividades, os alunos foram sensibilizados para conceitos fundamentais como integridade, justiça, transparência e ética, a partir da análise de situações do quotidiano, compreendendo que escolhas simples podem traduzir-se em mudanças significativas. Daí o tema da ação: “Integridade começa em mim – pequenas ações, grandes mudanças”.

O foco das sessões, que contaram com o apoio da diretoras de turma Sílvia Mendonça e Ana Cristina Mendes, incidiu na responsabilidade individual enquanto motor essencial para a construção de uma escola e de uma sociedade mais íntegras e resilientes a fenómenos de corrupção mais abrangentes. No momento final, os alunos mobilizaram conhecimentos e competências na criação de um código de conduta da turma, recorrendo à ferramenta digital Mentimeter, promovendo o envolvimento ativo e colaborativo.

Estas sessões, que irão abranger progressivamente mais turmas, têm como principal objetivo desenvolver a reflexão crítica, mobilizar aprendizagens e ativar ações concretas em torno da transparência e da integridade, tanto a nível individual como coletivo. Pretende-se, assim, contribuir para a formação de cidadãos íntegros, participativos e conscientes do seu papel na construção de uma sociedade mais justa e resiliente.

A escola procura, através destas iniciativas, promover a formação integral dos jovens, despertando um sentido de cidadania plena, ética e responsável, consciente dos direitos e deveres que sustentam uma sociedade mais justa, transparente e segura. 

As sessões foram dinamizadas pela docente Helena Mota Gonçalves, Responsável pelo Cumprimento Normativo do Plano de Prevenção de Corrupção da escola.

O programa integra ainda a realização de uma palestra subordinada ao tema “Integridade e Prevenção da Corrupção”, a cargo de Sancha de Campanella, jurista e deputada, convictos de que a sua participação contribuirá de forma significativa para reforçar o compromisso da comunidade educativa com os valores da transparência e da responsabilidade cívica.

Equipa Louros Press