
De estrelas brilhantes
Nasceram os Louros
Saber e aprender
Para dar rosto ao futuro
E nós teus estudantes
Seremos o teu orgulho
Venham ver os Louros a voar
Nas asas do horizonte em flor
Venham ver seu belo olhar
Confiantes no saber e valor
A nossa escola
A todos valoriza
Em ti aprendemos
O sentido da vida
Porque te adoramos
Jamais serás esquecida
Para escola viemos
Para nossa libertação
Somos teus alunos
Queremos compreensão
E uma coroa de louros
Será nossa afirmação
Designado por “Lourinho”, a mascote surgiu da circunstância de a escola estar situada no sítio dos Louros, freguesia de Santa Maria Maior, e de o loureiro ser uma espécie da Floresta Laurissilva, estando assim implícita a vontade de enaltecer, de igual modo, um dos mais emblemáticos patrimónios naturais da Região Autónoma da Madeira.
A Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos dos Louros foi criada devido à necessidade de acolher alunos de vários sítios circundantes da área do Funchal, esta escola começou a funcionar na travessa do Lazareto, no ano 1983 como anexo à Escola de Artes de Francisco Franco (mais conhecida por Escola Secundária Francisco Franco).
As primeiras instalações da Escola dos Louros, eram do género pré-fabricado. Aí eram ministradas aulas a alunos do 2º ciclo. Mais tarde, em 1986, a Escola Preparatória dos Louros sofre nova alteração, passando a funcionar como anexo à Escola Bartolomeu Perestrelo.
Foi somente no ano de 1989, e devido sobretudo ao crescente aumento de população discente da escola dos Louros, que a mesma se tornou independente. Ainda durante esse ano, esta escola toma como anexo às suas instalações, a antiga Escola Primária do Faial, situada na Estrada Visconde Cacongo, que passou a ser conhecida por Escola Preparatória do Faial – anexo Louros.
Mesmo assim, e como os anos não perdoam, as instalações pertencentes a esta instituição começaram a apresentar indícios de precariedade, tornando-se deficientes e insuficientes para o bom desempenho das funções dos docentes e aprendizagem de seus alunos.
Assim, em Outubro de 2000, forma inauguradas as novas instalações, situadas na Rua dos Louros. A partir de então, esta escola lecciona o 2º e 3º ciclos de aprendizagem, sendo agora conhecida como Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos dos Louros. Por ter uma vasta área, não houve necessidade de continuar a suportar as de um anexo, pelo que a Escola Preparatória do Faial foi dispensada, funcionamento presentemente com escola primária e creche.
As antigas instalações da Escola dos Louros foram também ocupadas, acolhendo actualmente alunos com deficiências intelectuais que aí aprendem alguns conhecimentos básicos.
A Freguesia de São Gonçalo, até à data da construção do atual estabelecimento de ensino, possuía várias escolas dispersas umas das outras as quais funcionavam em casas particulares adaptadas para o efeito: a Escola das Neves, a Escola da Cancela, a Escola da Vista Alegre, a Escola da Cruz, a Escola das Bananeiras e a Escola da Dona Matilde.
Em 1998, num terreno localizado junto ao Bairro Camarário de São Gonçalo, iniciaram-se as obras de construção daquela que viria a ser a Escola Básica de 1º Ciclo com Pré-Escolar de São Gonçalo.
Inaugurada a 12 de Julho de 2000 por Sua Excelência o Presidente do Governo Regional da Região Autónoma da Madeira, Doutor Alberto João Jardim, a EB1ºC/PE de São Gonçalo funciona como Escola a Tempo Inteiro a partir do mês de Outubro desse mesmo ano.
Tendo começado por contemplar unicamente o 1º ciclo do Ensino Básico a sua oferta educativa estendeu-se ao Ensino Pré-Escolar a partir do ano lectivo 2001/2002.
Por estar localizada entre a travessa e a rua de S. Filipe, a actual EB1/P.E. de S. Filipe assume esta designação. A denominação da zona de implantação desta escola, deve-se provavelmente à existência de uma capela sob a invocação de São Filipe, no edifício hoje ocupado pelo Patronato de Nossa Senhora das Dores e que teria sido mandada edificar em 1562 por um fidalgo de origem francesa, Filipe de Climonger.
Embora existam muitos santos com este nome e não haja documentação que comprove a verdadeira identidade do patrono desta escola, fontes orais por nós contactadas, referem ser o Apóstolo São Filipe.
Filipe foi um dos primeiros discípulos de Jesus. Era natural de Betsaida, actual Terra Santa. O calendário litúrgico assinala a sua festa no dia três de Maio, juntamente com São Tiago Menor, Padroeiro da cidade do Funchal.
O edifício onde funciona esta escola foi construído segundo os ditames do “Plano dos Centenários”, tendo sido inaugurada em Maio de 1951.
De acordo com a filosofia educativa de então, esta escola funcionou com dois edifícios, formando assim um núcleo constituído por uma escola masculina, sediada no actual edifício de S. Filipe e uma feminina; no edifício sito à rua Aspirante Mota Freitas. Entretanto a cantina funcionava na antiga escola situada na rua de Santa Maria. O edifício onde actualmente funcionam a cozinha, o refeitório e duas salas do Pré-Escolar, foi inaugurado posteriormente pelo Sr. Marechal Carmona.
Quando este sistema foi abolido do ensino público, esta escola acompanhou essa mudança.
Na década de oitenta, foi introduzido o Pré-Escolar. Este sector começou a funcionar no edifício sito à rua Aspirante Mota Freitas com apenas uma sala. Posteriormente, com o alargamento para duas salas foi transferido para o edifício camarário n.º 8, sito à rua Dr. Juvenal.
De 1988 (1 de Outubro) a 1997, funcionou no anexo do edifício de S. Filipe o Jardim-de-Infância Arco-íris com duas salas e cerca de quarenta crianças. Este resultou de um protocolo desenvolvido entre várias Entidades: Junta de Freguesia e Governo Regional. Este Jardim-de-infância passou a servir um total de quarenta crianças. A partir do ano lectivo 97/98, foi integrado no designado Núcleo Escolar dos Louros que entretanto fora constituído com a junção dos três edifícios já aqui mencionados: (São Filipe, Aspirante Mota Freitas e Dr. Juvenal).
Com o advento das ETIs, o Núcleo Escolar dos Louros foi dos primeiros a receber esta inovação no nosso sistema educativo, passando a funcionar como Escola a Tempo Inteiro desde o ano lectivo de 97/98, continuando na actualidade. Com a introdução do sistema da Escola a Tempo Inteiro, este Núcleo passou a contar com três salas do Pré-Escolar.
A partir do ano lectivo 2002/03, foi alterada a designação deste Núcleo Escolar dos Louros para Núcleo Escolar de São Filipe.
No ano lectivo 2005/06, com a reestruturação da rede escolar em curso e o redimensionamento dos edifícios de São Filipe e Aspirante Mota Freitas e encerramento do sito à rua Dr. Juvenal, procedeu-se à separação do Núcleo Escolar de São Filipe. Assim, esta zona da freguesia de Santa Maria Maior passou a dispor de duas Escolas a Tempo Inteiro: A Escola Básica do 1.ºCiclo com Pré-Escolar de S. Filipe e a Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar Aspirante Mota Freitas.
Refira-se ainda que dada a proximidade com a antiga Escola do Magistério Primário, foi estabelecido um protocolo de cooperação, ficando este Núcleo designado por “Escolas Anexas”. Esse protocolo vigorou até à integração da Escola Superior de Educação na UMA. Actualmente esta escola continua a colaborar na formação de educadores e professores.