A alimentação saudável tem ganho um merecido destaque na nossa comunidade escolar. Ao longo do 2.° semestre, a cantina da escola transformou-se no cenário de uma competição muito especial: o Concurso “Heróis da Sopa”, integrado no Projeto de Educação Alimentar. Esta iniciativa teve como grande objetivo sensibilizar os estudantes para a importância da nutrição e incentivar o consumo regular da tradicional sopa, um pilar fundamental da nossa gastronomia que fornece vitaminas, minerais e fibras essenciais para o rendimento e bem-estar.

Mudar rotinas alimentares na adolescência é um desafio, mas os nossos alunos demonstraram que o compromisso com a saúde pode ser motivo de orgulho. Após meses de monitorização à hora de almoço, oito estudantes destacaram-se pela sua consistência e pelo exemplo positivo que transmitiram no refeitório.

O Quadro de Honra dos Nossos Heróis

O pódio e os lugares de destaque evidenciam uma forte participação do 8.º ano, mas também um envolvimento inspirador do 2.º ciclo:

1.º Lugar: Tiago Xavier (8.º 1) – O grande campeão do semestre.

2.º Lugar: Rui Silva (8.º 1) – Presença constante e exemplar na escolha saudável.

3.º Lugar: Afonso Dinis (8.º 1) – A fechar um pódio dominado pela mesma turma.

4.º Lugar: Oriana (6.º 2) – Uma brilhante representação do 2.º ciclo.

5.º Lugar: Matheus (5.º 2) – O herói mais jovem do grupo.

6.º Lugar ex aequo: Mikhail Nóshkin (6.º 3) e Tiago Dinis (8.º 1) – Um empate meritório.

7.º Lugar: Pedro Daniel (7.º 3) – A encerrar a lista dos grandes homenageados.

Uma Cerimónia Especial e Grandes Prémios

O culminar desta dedicação aconteceu no passado dia 11 de junho, repleta de sorrisos. Pelas 13h, o Conselho Executivo recebeu estes embaixadores da saúde para uma entrega oficial de prémios. 

Como reconhecimento pelo excelente comportamento, estes verdadeiros embaixadores da saúde receberam cobiçadas entradas para o Museu CR7 e acessos às piscinas da Frente Mar — prémios ideais para celebrar a chegada das merecidas férias de verão com muita atividade física. Os kits atribuídos incluíram também vestuário e material escolar diverso, de enorme utilidade, e ainda uma moderna garrafa de água térmica (essencial para manter a hidratação),  tudo acondicionado no prático saco de pano.

Esta iniciativa só foi possível graças à generosidade das entidades parceiras que apoiam a promoção da saúde escolar: Museu CR7, Museu Militar da Madeira, Clube Spot Marítimo, Clube Naval do Funchal, ARDITI, IFCN-RAM e Teatro Baltazar Dias.

O concurso termina com um balanço muito positivo, mas a missão continua. Parabéns aos vencedores! Contamos com o vosso exemplo para motivar mais colegas a consumir sopa no próximo ano letivo. 🥣💪✨

Professoras Carla Velosa e Susana Brandão