A nossa escola voltou a ser duplamente distinguida, este ano, no Desafio de Escrita Criativa da Câmara Municipal do Funchal, com o trabalho da turma 3 de 5.º ano intitulado “Uma história com muita pinta”.

O projeto, elaborado no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular sob a temática da biodiversidade, mereceu da parte do júri do concurso o 3.º prémio e o galardão de melhor de vídeo, na categoria de 2.º ciclo.

A entrega dos prémios realizou-se no dia 22 de maio, Dia Internacional da Biodiversidade, na sala da Assembleia da CMF, e um grupo de representantes da turma foi convidado a estar presente na cerimónia, que contou com a presença da vereadora com o Pelouro do Ambiente, Nádia Coelho.

A história criada pelos alunos conta as peripécias de uma comunidade de insetos da Floresta Laurissilva em dia de aniversário, com prendas desaparecidas, mistério, detetives e muita emoção à mistura. No final, tudo se resolve graças à união, tolerância e bondade, valores que devem prevalecer sempre surgem problemas ou desafios.

Neste trabalho, apresentado em formato vídeo, foram dinamizadas pelas várias disciplinas atividades de escrita criativa, ilustração, leitura expressiva, pesquisa de efeitos sonoros, criação de glossário e jogos interativos, mobilizando múltiplas competências e conhecimentos, sem esquecer as dimensões da cidadania e da proteção do ambiente.

O vídeo “Uma história com muita pinta” integrará ainda o Plano de Ação do programa Eco-Escolas dos Louros.

Este ano, participaram treze escolas na 4.ª edição do desafio de escrita criativa “O Planeta Terra convida a tua turma a contar uma história” lançado pela Câmara Municipal do Funchal.

A concurso estiveram 31 histórias (mais 12 que no ano passado) elaboradas por diferentes turmas de 13 estabelecimentos de ensino (mais 3 que no ano passado), num total de 513 alunos (mais 226 que no ano passado).

Desenvolvida pela Unidade de Sensibilização Ambiental, com vista a estimular os alunos dos 1.º, e 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico, dos Estabelecimentos de Ensino do Município do Funchal, a escrever um texto original e criativo sobre a biodiversidade local, esta iniciativa tem como objetivos disseminar o conhecimento das espécies e dos seus habitats; sensibilizar a comunidade escolar e a comunidade virtual para a importância da preservação dos ecossistemas, através da partilha das histórias nas redes sociais; e estimular a criatividade e o trabalho em grupo;

Os prémios, no valor total de 1125,00 euros, foram atribuídos em formato cheque-vale para troca por material de papelaria.

Foi entregue um certificado de participação a todas as turmas. Foram premiadas as três melhores histórias, em cada escalão de participação, bem como foram premiados os melhores vídeos de cada escalão.

Equipa Louros Press

Imagens Câmara Municipal do Funchal