Capacitar para Incluir

“Capacitar para Incluir” |Erasmus+ | Ação Chave 1 KA122

O Erasmus+ é o Programa europeu para a educação, formação, juventude e desporto para o período 2021 a 2027 e visa potenciar o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os cidadãos, para o reforço da identidade europeia, do crescimento sustentável, da coesão social e da empregabilidade das pessoas. A Ação Chave 1 assenta na mobilidade individual ou mobilidade de grupos para fins de aprendizagem. O projeto ERASMUS+ KA122, Ensino Escolar (SCH), com o título “ Capacitar para Incluir ”, foi aprovado para o desenvolvimento das competências do pessoal educativo, o qual financia, para o ano de 2023/2024, 15 mobilidades.

A Ação Chave 1 assenta na mobilidade individual ou mobilidade de grupos para fins de aprendizagem.

O projeto ERASMUS+ KA122, Ensino Escolar (SCH), com o título “Capacitar para Incluir ”, foi aprovado para o desenvolvimento das competências do pessoal educativo, o qual financia, para o ano de 2023/2024, 15 mobilidades.

No âmbito do projeto ERASMUS+ KA122, Ensino Escolar (SCH) – “Capacitar para Incluir”, coordenado pelas docentes Sónia Cortesão e Rosalina Gomes, os professores André Silva, Armando Neves, Ramiro Correia, Roberto Nascimento e o técnico administrativo Élvio Ornelas participaram na Atividade Formativa “English Course for Beginners with the Callan Method”, na Europass Teacher Academy, que se realizou em Split, Croácia, entre os dias 29 de abril e 3 de maio de 2024.
Além da aprendizagem nos domínios da oralidade e da escrita, destaca-se o convívio enriquecedor com colegas de outras nacionalidades, bem como as visitas a locais de relevante interesse cultural. Esta foi, também, uma oportunidade para promover as atividades e boas práticas da docência na nossa escola e, como não podia deixar de ser, para a promoção da Ilha Dourada – locais de interesse, atividades culturais, gastronomia, praia.


A finalizar, o grupo agradece a oportunidade que lhe foi dada de participar neste projeto que é, sem dúvida, uma mais-valia para o seu crescimento pessoal e profissional.

No âmbito do projeto ERASMUS+ KA122, Ensino Escolar (SCH) – “Capacitar para Incluir”, coordenado pelas docentes Sónia Cortesão e Rosalina Gomes, as professoras Cátia Ornelas, Dulce Agostinho, Isabel Glória Freitas e Maria Filomena Oliveira participaram na Atividade Formativa “English Language Course for Beginners”, na Europass Teacher Academy, que se realizou em Florença, Itália, entre os dias 22 e 27 de abril de 2024. Além da aprendizagem nos domínios da oralidade e da escrita, destaque para o convívio enriquecedor com colegas de outras nacionalidades, bem como para as visitas a locais de relevante interesse cultural. Esta foi, também, uma oportunidade para promover as atividades e boas práticas da docência na nossa escola e, como não podia deixar de ser, para a promoção da Ilha Dourada – locais de interesse, atividades culturais, gastronomia, praia. A finalizar, as docentes agradecem a oportunidade que lhes foi dada de participarem neste projeto que é, sem dúvida, uma mais-valia para o seu crescimento profissional.

No âmbito do projeto ERASMUS+ KA122, Ensino Escolar (SCH) – “Capacitar para Incluir”, coordenado pelas docentes Sónia Cortesão e Rosalina Gomes, o professor António Félix frequentou a Atividade Formativa “Artificial Intelligence for Education: Exploring the Frontiers of ICT”, na Europass Teacher Academy em Roma, Itália, entre 1 de abril e 6 de abril.

No âmbito do projeto Erasmus+ KA122 “Capacitar para Incluir”, entre os dias 26 de fevereiro e 2 de março, as professoras Isabel Silva, Isabel Oliveira e as coordenadoras do projeto Sónia Cortesão e Rosalina Gomes frequentaram a atividade formativa “Basic English for International Projets”, na Europass Teachers Academy em Helsínquia, Finlândia.

Tendo o inglês como base de comunicação, foi uma experiência multicultural entre professores de vários países da Europa. Aprendemos muito, trocamos experiências… e levamos um pouco do “calor comunicativo” do Porto Santo e de Portugal para a gélida Finlândia.

Within the scope of the Erasmus+ KA122 project “Empowering for Inclusion,” between February 26 and March 2, teachers Isabel Silva, Isabel Oliveira, and project coordinators Sónia Cortesão and Rosalina Gomes attended the training activity “Basic English for International Projects” at the Europass Teachers Academy in Helsinki, Finland.

With English as the basis of communication, it was a multicultural experience among teachers from various European countries. We learned a lot, exchanged experiences… and brought a bit of the “communicative warmth” of Porto Santo and Portugal to the icy Finland.

Kiito and Moi Mo