Programa Educamedia | Projeto Aprender com o Cinema

O projeto “Aprender com o Cinema” assenta na projeção de diversos filmes durante o ano letivo, que foram selecionados segundo dois critérios: o conteúdo temático a ser desenvolvido na sala de aula e a idade do aluno.

CAP3R

Capacitar a Aprendizagem Promovendo Estratégias de 3D e 3R´s (Robótica, Realidade Aumentada e Realidade Virtual)

O Gabinete de Modernização das Tecnologias Educativas através da Direção de Serviços de Investigação, Formação e Inovação Educacional propõe uma iniciativa, onde a tecnologia assume um papel fulcral quer no sucesso escolar quer na formação dos jovens para o empreendedorismo digital.

Continuando na mesma linha de orientação – no Projeto CAP3R – propomos a criação de projetos de turma ou de Clube, Núcleo ou Projeto (CNP) envolvendo as TIC.

Os projetos de turma ou de CNP abordam competências digitais durante o ano letivo que sejam fruto da exploração de conceitos relacionados com as diferentes áreas do saber, nomeadamente:

Área 1: Ciência com Tecnologia
Área 2: Robótica/Programação
Área 3: Aplicações móveis
Área 4: Modelagem, prototipagem e Impressão 3D
Área 5: Eletrónica
Área 6: Realidade aumentada | Realidade virtual
Área 7: Inteligência Artificial
Gamificação– Minecraft

Hour of Code

O Hour of Code é uma introdução gratuita à ciência da computação com atividades e vídeos divertidos para alunos de todos os níveis de habilidade.

Code Week

A Semana Europeia da Programação é uma iniciativa popular que visa levar a programação e a literacia digital a todos de uma forma divertida e atrativa.

Ciências da Computação na R.A.M.

As Ciências da Computação pretendem preparar os alunos como agentes informados da nossa sociedade, independentemente do tipo de carreira profissional que sigam. E, numa diversidade educativa em que cada escola e sala vivem, será importante a adaptação e a contextualização das diferentes experiências educativas. E quaisquer que sejam as estratégias exploradas por cada escola, por cada sala de aula, por cada professor, possam de facto construir ambientes de aprendizagem fortalecidos e equitativos.