Xadrez

O que é o Xadrez

O Xadrez é um jogo de tabuleiro de natureza competitiva e recreativa para dois ou mais jogadores. A forma atual do jogo surgiu no Sudoeste da Europa na segunda metade do Século XV durante o Renascimento, depois de ter evoluído das antigas origens persas e indianas.

Enxadristas ou Xadrezistas

Na terminologia enxadrista, os jogadores de xadrez são conhecidos como enxadristas ou xadrezistas. É um dos jogos mais populares do mundo, sendo praticado por milhões de pessoas em torneios amadores e profissionais, clubes, escolas e pela internet.

Objetivo

O xadrez, por ser um jogo de estratégia e tática, não envolve o elemento sorte. A partida de xadrez é disputada num tabuleiro de casas claras e escuras, sendo que, no início, cada xadrezista controla dezasseis peças com diferentes formatos e características. O objetivo da partida é dar xeque-mate (também chamado de mate) no adversário.

Benefícios no ensino

Estudos relacionados com a educação escolar têm demonstrado que o xadrez é útil ao desenvolvimento intelectual das crianças e jovens, aumentando as capacidades cognitivas e melhorando o rendimento escolar em geral.

Contexto escolar

A aprendizagem de xadrez em contexto escolar já é uma realidade em alguns estabelecimentos de ensino na região.

Implementação do projeto

A implementação deste projeto na nossa escola teve início no ano letivo 2018-2019, com a criação do Xadrez para os intervalos e hora de almoço. No ano letivo 2019-2020, a iniciativa já se alargou a algumas turmas, e em 2020-2021 foi ciado o Núcleo de Xadrez da Escola.

Contributo

Tem sido um sucesso em termos pedagógicos, desenvolvendo nos alunos novas competências, que terão uma repercussão muito positiva no futuro.

““O xadrez é a ginástica da inteligência” ”

Johann Wolfgang von Goethe